Mais de 500 folhas de conteúdo feito na escrita em espelho estão disponíveis online, mas sem a tradução dos temas
Juntar e estudar todo o legado de Leonardo da Vinci não é uma coisa fácil. Mas novos projetos de digitalização pretendem mudar este cenário. Em 2017, a Biblioteca Nacional do Reino Unido e a Microsoft colocaram 570 páginas do Codex Arundel, coleção de notas do artista, na web. E agora a Biblioteca Nacional de Arte, do Victoria and Albert Museum (V & A), em Londres, digitalizou os cadernos Codex Forster. A melhor parte? Todo o conteúdo pode ser acessado gratuitamente.
Nás páginas Arundel, é possível ver desenhos que lembram avião, helicóptero, submarino, paraquedas e até um carro – mais evidências de que o pintor do quadro Mona Lisa era um visionário, visto que na época em que era vivo esses meios ainda não existiam.
TRADUÇÃO DOS CADERNOS DE LEONARDO DA VINCI, CONTUDO, NÃO ESTA DISPONÍVEL (FOTO: REPRODUÇÃO/VICTORIA AND ALBERT MUSEUM)
Segundo o site Open Culture, o aspecto mais inovador da iniciativa do V & A é o uso do IIIF (International Image Interoperability Framework), método padronizado de descrição e inserção de imagens online. "Usamos a funcionalidade de zoom profundo para apresentar alguns dos itens mais espetaculares e detalhados da coleção", comentou Kati Price, diretora de mídia digital do museu.
PROJETO DE DIGITALIZAÇÃO DE MANUSCRITOS DE DA VINCI USOU MÉTODO QUE PADRONIZA IMAGENS NA WEB (FOTO: REPRODUÇÃO/VICTORIA AND ALBERT MUSEUM)
Os cadernos Codex Forster receberam esse nome pois eram do acervo pessoal de John Forster, biógrafo britâncio. O Codex Forster I contém as notas mais antigas do V & A, datadas entre 1487 e 1505. "Feito na famosa 'escrita especular' de Leonardo, os assuntos explorados vão de engenharia hidráulica até um tratado sobre a medição de sólidos", descreve o site do museu.
As partes Forster II e III devem ser digitalizadas em breve. “Estamos planejando tornar esses dois outros volumes totalmente acessíveis em 2019 para celebrar o 500º aniversário da morte de Leonardo”, disse Catherine Yvard, curadora do V & A.
A tradução dos temas não está disponível: por enquanto, é possível se aventurar pelos desenhos e caligrafia de da Vinci, e tentar imaginar o que se passava na cabeça dele. Para conferir as 570 páginas do Codex Arundel, acesse o site da Biblioteca Nacional do Reino Unido. E se você quiser ver a coleção Codex Forster I, entre no portal do museu V & A.
MANUSCRITOS DE DA VINCI DIGITALIZADOS SÃO NA 'ESCRITA-ESPELHO' (FOTO: REPRODUÇÃO/VICTORIA AND ALBERT MUSEUM)
http://www.bl.uk/manuscripts/Viewer.aspx?ref=arundel_ms_263_f001r
http://www.openculture.com/2018/08/leonardo-da-vincis-earliest-notebooks-now-digitized-and-made-free-online.html
https://www.vam.ac.uk/articles/explore-leonardo-da-vinci-codex-forster-i#?c=0&m=0&s=0&cv=0&xywh=-1134%2C0%2C3742%2C1989
FONTE: REVISTA GALIELU
Comentários
Postar um comentário