Pular para o conteúdo principal

Konstantin Tsiolkovsky


Surdo, pobre, isolado e ignorado, ele desenvolveu todos os princípios científicos que levariam à conquista do espaço

Dizem que no espaço ninguém ouve você gritar. Bem, isso certamente era verdade para o pai das viagens espaciais, que desde criança era praticamente surdo.

Konstantin Tsiolkovsky tinha tudo para ser sido ninguém. Filho de um polonês exilado na Rússia por suas atividades revolucionárias, ele contraiu escarlatina aos 9 anos. Recuperou-se da doença, mas perdeu praticamente toda a audição.

Em razão dessas circunstâncias, ele foi recusado por todas as escolas da região. Teve de aprender tudo sozinho. Quando jovem, passou a frequentar uma biblioteca e, livre dos preconceitos que professores poderiam lhe impor, construiu sua própria formação.

Inspirado em parte pela ficção de Júlio Verne, Tsiolkovsky decidiu dedicar sua mente ao desenvolvimento dos transportes aeroespaciais. A começar por um dirigível com uma estrutura metálica – um precursor do zepelim. Seu primeiro plano para um veículo do tipo foi produzido em 1892. Mas ninguém deu muita bola para ele ou se arriscou a financiá-lo.

Dois anos depois, Tsiolkovsky se voltou para os aviões e desenvolveu um projeto de monoplano com fuselagem, não muito diferente dos que apareceriam duas décadas depois. É bom lembrar que isso foi em 1894, 9 anos antes que os irmãos Wright fizessem seu primeiro voo motorizado. O governo russo, mais uma vez, não se interessou.

Para testar seus conceitos, em 1897 Tsiolkovsy construiu o primeiro túnel de vento russo, para estudar aerodinâmica. A essa altura, seus interesses já estavam mais ligados ao espaço sideral.


NASCE A COSMONÁUTICA

Ao se voltar para o estudo e a aplicação de jatos produzidos por reações químicas, o russo se deu conta de que essa era uma forma prática de realizar voo espacial. Nascia a ciência da astronáutica, ou, como preferem seus compatriotas, cosmonáutica.

Em 1903, Tsiolkovsky publicou seu trabalho mais revolucionário, em que não só defendia o uso de foguetes para atingir o espaço como também calculava a velocidade necessária para que ele escapasse da gravidade da Terra e entrasse em órbita e defendia o desenvolvimento de veículos com múltiplos estágios, movidos, preferencialmente, a hidrogênio e oxigênio líquidos.

De uma tacada só, ele resumiu os princípios que levariam à conquista do espaço – mais de meio século depois.

Logo depois que ele publicou seu trabalho seminal, Tsiolkovsky ficou decepcionado com a falta de interesse do meio acadêmico. Estava claro que ele estava muito adiante de seu tempo.

Foram necessárias décadas para que suas contribuições fossem devidamente apreciadas. Mas elas foram, tornando-se leituras obrigatórias para gente como o alemão (depois naturalizado americano) Wernher von Braun e o russo Sergei Korolev, pais dos dois principais programas espaciais do século 20.

Além do princípio dos foguetes, Tsiolkovksy também anteviu muitas das necessidades da exploração espacial, como o desenvolvimento de giroscópios para controlar a “atitude” (orientação que a nave tem no espaço) de veículos, a criação de trajes espaciais para atividades extraveiculares e até mesmo o conceito de um elevador espacial – uma estrutura que ligasse a Terra ao espaço -, inspirado pela construção da Torre Eiffel, em Paris.

O cientista e pensador russo defendia que o futuro do ser humano estava no espaço. Sua clássica frase: “A Terra é o berço da humanidade. Mas não se pode viver no berço para sempre”.

Detalhe: durante toda sua vida, Tsiolkovsky foi apenas um professor de matemática do ensino médio. i

POLÊMICAS DO VELHO KONSTANTIN

1. Ele passou a maior parte de sua vida numa casa de madeira nos arredores de Kaluga, a 200 km de Moscou. Recluso, era visto como esquisito pelos vizinhos.

2. Sua popularidade de início não floresceu no regime soviético, em razão de escritos em que ele defendia a eugenia, uma tentativa de aperfeiçoar artificialmente a espécie humana.

3. Tsiolkovsky promoveu, ao fim da vida, uma filosofia panpsiquista (em que toda matéria tem algum tipo de consciência) e pregou que a humanidade deveria colonizar a Via Láctea.

Alguns selos em sua homenagem:






Telhas de mosaico que retratam três figuras históricas do programa espacial da União Soviética. De esquerda para a direita: o cientista de foguetes soviético Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky (1857-1935), o cosmonauta Yuri Gagarin (1934-1968) e o engenheiro e designer de foguetes soviéticos Sergey Korolyov (1906-1966), Rússia.


"Os mundos do milagre de Tsiolkovsky" é um documentário de um gênero popular de docudrama, dando conta da vida e do trabalho de Konstantin Tsiolkovsky.
Um homem à frente de seu tempo, pioneiro da pesquisa no espaço cósmico Konstantin Tsiolkovsky, autor de trabalhos únicos em aerodinâmica e aeronáutica que foram amplamente reconhecidos e aclamados em todo o mundo. Ele foi o primeiro teórico e advogado da exploração espacial.
Ao se concentrar em pontos de referência da biografia de Konstantin Tsiolkovsky, o filme é abundante em efeitos especiais do CGI, visualizando descobertas feitas pelo genio - seu conceito do Sistema Solar, a física da Lua, a ingravidez, o túnel de vento, o "elevador espacial", seus sonhos inigualáveis ​​e fantasias que gradualmente, passo a passo, se transformaram em descobertas fundamentais.










https://tsiolkovsky.tass.ru/

FONTE: super.abril.com.br/https://www.roscosmos.ru/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s