Pular para o conteúdo principal

Corrente sanguínea é usada para gerar energia


Microfotografia do nanogerador e seu princípio de funcionamento (direita). [Imagem: Yifan Xu et al. - 10.1002/anie.201706620]

Usina hemoelétrica

Uma hidroelétrica faz a água armazenada em uma represa fluir por canos gigantescos, onde ela é usada para girar as pás de turbinas cujos eixos giram geradores, que finalmente produzem eletricidade.

Yifan Xu, da Universidade Fudan, na China, construiu uma versão nanotecnológica desse princípio, com a diferença de que, em vez de água, a energia é gerada pelo fluxo de sangue - uma usina hemoelétrica.

Como o sangue já está sob pressão em nossas veias e artérias, Xu construiu seu nanogerador fazendo o sangue fluir através de fibras de nanotubos de carbono.

A fibra, com menos de um milímetro de diâmetro, gera eletricidade conforme é envolvida pelo fluxo de uma solução salina - a coisa funciona tanto em um ser vivo como em um tubo de ensaio.

Fibra geradora

O princípio de construção da fibra de nanotubos é bastante simples, com uma porção deles sendo continuamente enrolada em torno de um núcleo de plástico, formando um envoltório de cerca de meio micrômetro.

Além de mecanicamente muito fortes, os nanotubos de carbono são bem conhecidos por serem eletroativos. Assim, para gerar eletricidade, o material só precisa ser imerso em uma solução salina corrente - ou mergulhado repetidamente na solução - e conectado a dois eletrodos para deixar a corrente fluir.

Microfotografia da fibra de nanotubos de carbono, responsável pela geração de eletricidade. [Imagem: Yifan Xu et al. - 10.1002/anie.201706620]

"A eletricidade foi derivada do movimento relativo entre o nanogerador e a solução," explicou a equipe. De acordo com a teoria, cria-se uma camada elétrica dupla em torno da fibra, e então a solução fluente distorce a distribuição simétrica de cargas, gerando um gradiente de eletricidade ao longo do eixo da fibra.

A equipe batizou o aparato de "nanogenerador fluídico em forma de fibra", que vem se juntar à já extensa família de nanogeradores, dispositivos projetados para a colheita de energia do ambiente para alimentar dispositivos de baixo consumo.

A eficiência deste sistema é bastante alta: em comparação com outros tipos de dispositivos de colheita de energia em miniatura, o gerador em forma de fibra apresentou uma eficiência de conversão de potência mais de 20% superior. Outras vantagens são sua elasticidade, facilidade de ajuste e leveza, oferecendo várias perspectivas de aplicações tecnológicas.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s