Pular para o conteúdo principal

Os neandertais podem ter sido os primeiros a provocar fogo, diz estudo


NEANDERTAIS PODEM TER SIDO OS PRIMEIROS A USAR O FOGO (FOTO: PIXABAY/ 12019/ CREATIVE COMMONS)

Ferramentas encontradas indicam que a civilização ancestral já sabia produzir faíscas

Arqueólogos da Universidade de Leiden, na Holanda, sugerem que o Homo sapiens não foi o primeiro hominídeo a dominar a arte do fogo: o mérito pertenceria aos neandertais, que podem ter acendido a primeira chama há 50 mil anos.

De acordo com o estudo publicado no periódico científico Scientific Reports existem ferramentas de sílex (rocha sedimentar) que podem ter servido para fazer fogo. Os pesquisadores descobriram artefatos espalhados em torno de pontos de encontro dos neandertais e, entre os itens, estão machados de 10 a 13 centímetros de comprimento que foram esculpidos no formato de lágrimas.

Andrew Sorensen, líder da pesquisa, acredita que estas pistas anteriormente ignoradas indicam que o homem de neandertal aprendeu a provocar o fogo antes dos primeiros ancestrais.

Sorensen e sua equipe jogaram pirita de ferro contra os machados repetidamente até que saíssem faíscas. Segundo o especialista, a pirita deixa marcas nas ferramentas. No estudo, 26 superfícies de 20 machados contém sinais de desgaste que provavelmente demonstram o início do fogo.

“Quando você aumenta o zoom na escala micro, você vê esse polimento mineral e também uma série de arranhões na superfície”, disse Sorensen ao Washington Post. Isso, ele argumentou, sugere que fortemente que as marcas foram feitas de propósito.

A evidência mostra que era possível que os neandertais usavam esses artefatos para a fabricação de fogo, mas não prova que eles realmente o provocaram.

No início deste ano, ferramentas de madeira carbonizadas foram descobertas na Toscana, Itália. A prova também não conclui o homem de Neandertal foi capaz de criar o fogo, mas indica que ele poderia saber como manipulá-lo.

O próximo passo de Sorensen e sua equipe é envolver o uso de espectroscopia RAMAN para ver se é possível encontrar qualquer evidência química da fabricação de fogo.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s