Pular para o conteúdo principal

Mini satélite da Nasa irá procurar a matéria perdida no universo


HALO GALÁCTICO (FOTO: DOMÍNIO PÚBLICO)

Com apenas 12 quilos, HaloSat estudará região que cerca a Via Láctea

Planetas, estrelas, galáxias (e tudo que é visível no universo) compreendem apenas 5% do que realmente existe. A grande parte é composta por matéria escura, uma substância que ninguém sabe direito do que se trata, mas que exerce uma pressão negativa responsável por acelerar a expansão do universo.

Quando o universo tinha “apenas” 400 mil anos de idade, conforme se expandia e esfriava, a matéria normal começou se aglutinar para formar os objetos espaciais. Mas, quando os astrônomos calculam as massas estimadas de todos juntos, o resultado é equivalente a apenas cerca da metade do que estimam que existia nos primórdios do universo.

“Nós deveríamos ter toda a matéria hoje do que quando o universo tinha 400 mil anos”, disse Philip Kaaret, astrônomo da Universidade de Iowa. Os pesquisadores acreditam que a matéria que falta pode estar em massas de gás quente que envolvem tanto galáxias como os halos galácticos.

Kaaret lidera um time de pesquisadores que projetou o HaloSat, um minissatélite com apenas 12 quilos, que estudará o gás no halo que circunda a Via Láctea. Com 2 milhões de graus celsius, o oxigênio ali presente libera a maior parte de seus oito elétrons e produz raios-x que serão estudados pelo HaloSat.O mini satélite foi liberado da Estação Espacial Internacional no dia 13 de julho.


LANÇAMENTO DO HALOSAT PELA EEI. (FOTO: NASA)

O HaloSat olhará para o céu inteiro, 100 graus quadrados de cada vez, o que vai ajudar a determinar se o formato do halo galáctico é achatado como um ovo frito ou uma esfera.

"Se você pensar no halo galáctico no modelo de ovo frito, ele terá uma distribuição diferente de brilho quando você olhar diretamente para fora da Terra do que quando você olhar para ângulos maiores", disse Keith Jahoda, um co-investigador da HaloSat. e astrofísico no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. "Se estiver em uma forma quase esférica, em comparação com as dimensões da galáxia, então você espera que o brilho seja similar em todas as direções."

Definir a forma ajudará a determinar a massa do halo para ver se a matéria perdida do universo está no halo galáctico ou em outro lugar.

O HaloSat será a primeira missão de astrofísica que minimiza os efeitos dos raios-X produzidos pelo vento solar. Ela ocorre quando um fluxo de partículas altamente carregadas do Sol interage com átomos não carregados, como os da atmosfera da Terra. As partículas do vento solar capturam elétrons dos átomos não carregados e emitem raios-X. Essas emissões exibem um espectro semelhante ao que os cientistas esperam ver do halo galáctico.

"Toda observação que fazemos tem essa emissão de vento solar em algum grau, mas varia com o tempo e com as condições do vento solar", disse Kip Kuntz, co-investigador da HaloSat na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. "As variações são tão difíceis de calcular que muitas pessoas simplesmente mencionam e depois as ignoram em suas observações."

A fim de minimizar os raios-X do vento solar, o HaloSat coletará a maior parte de seus dados durante 45 minutos na metade da sua órbita noturna de 90 minutos ao redor da Terra. De dia, o satélite recarregará usando seus painéis solares e transmitirá dados para a Wallops Flight Facility da NASA, na Virgínia, que envia os dados para o centro de controle de operações da missão na Blue Canyon Technologies, em Boulder, Colorado.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s