Pular para o conteúdo principal

Arqueólogos e astrônomos resolvem mistério do Stonehenge do Chile


CALENDÁRIO INCA LOCALIZADO NO ATACAMA, NO CHILE (FOTO: MUSEU CHILENO DE ARTE PRECOLOMBIANO)

Raios de Sol ficam alinhados com as estruturas de pedra de 500 anos feitas pelos incas

No deserto do Atacama, no Chile, torres de pedra conhecidas na língua indígena como "saywas" intrigavam moradores e pesquisadores. Com cerca de 500 anos, as estruturas são remanescentes do Império Inca e ninguém sabia o motivo da existência delas – pelo menos até recentemente. Arqueólogos e astrônomos se juntaram para resolver este enigma.

Parecido com o Stonehenge, no Reino Unido, os saywas tinham o propósito simultâneo de calendário solar, religioso e político. Os especialistas identificaram que as sombras projetadas pelo Sol são capazes de identificar e prever acontecimentos astronômicos.

O fenômeno também era usado em rituais pelos antigos habitantes para transmitir o "poder sagrado" do Inca. Além disso, algumas torres de pedras eram usadas para demarcar fronteiras entre diferentes zonas climáticas. As estruturas estão espalhadas por todo deserto, perto do Qhapaq Ñan, antigos caminhos dos incas.

Para a investigação, Cecilia Sanhueza, do Museu de Arte Pré-Colombiana do Chile, estudou crônicas ilustradas do quíchua Felipe Guaman Poma de Ayala, e dicionários quechua-espanhóis do século 16. Os textos já sugeriam que os saywas eram usados como calendário astronômico e religioso. Nos solstícios de inverno e verão, acreditava-se que o deus do Sol, Inti, "descansava" sobre eles.

Sanhueza entrou em contato com as instituições de astronomia Atacama Large Millimeter Array, no Chile, e com o Observatório Europeu do Sul, na Alemanha. Os astrônomos Sergio Martin e Juan Cortés a ajudaram, fazendo simulações do amanhecer em datas selecionadas. Eles descobriram que o Sol parecia se alinhar perfeitamente com os saywas.

No equinócio de outono de 2017, a equipe esperou o nascer do sol em um local chamado Vaquillas. Jimena Cruz, integrante do grupo, antropóloga e curadora do Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, realizou uma pequena cerimônia com folhas de coca. Como esperado, o Sol ficou diretamente no topo da linha dos saywas.

"Foi um momento muito emocionante e bonito", disse a pesquisadora Sanhueza em anúncio. Três meses depois, no solstício de inverno, os estudiosos observaram o mesmo fenômeno em outro local do deserto, que não foi especificado.

Agora Cruz está buscando voluntários para preservar as torres de pedras. Com as descobertas, os estudiosos esperam que o interesse pela herança dos indígenas do Chile sejam valorizadas.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s