Pular para o conteúdo principal

Como a NASA está lidando com a tempestade de areia gigante que tomou conta de Marte



Por: Ryan F. Mandelbaum

Essas novas imagens de Marte, tiradas pelo sonda Mars Reconnaissance Orbiter, mostram o planeta todo coberto por uma tempestade de areia que começou no fim de maio. E embora orbitadores estejam estudando a tempestade para entendê-la melhor, ela pode causar danos consideráveis na superfície às sondas que circulam pelo planeta vermelho.

Tempestades como essa ocorrem a cada seis a oito anos da Terra, segundo um comunicado da NASA. A mais recente começou pequena, primeiro observada em 30 de maio, o que forçou a sonda Opportunity entrar no modo hibernação em junho. Em 20 de junho, a tempestade tomou conta de todo o planeta.

“É empolgante, pois essa é uma das tempestades de areia mais fortes que já vimos em marte”, disse Tanya Harrison, diretora da iniciativa NewSpace da Universidade do Estado da Arizona, ao Gizmodo. “É preocupante a situação para a Opportunity, pois a sonda não está obtendo luz solar o suficiente para manter suas baterias carregadas, mas os modelos termais nos dizem que a temperatura está em nosso favor.”

A Opportunity vai continuar adormecida até que a tempestade se acalme, o que deve acontecer provavelmente em setembro, quando os cientistas vão tentar acordá-la novamente. A maior preocupação é se o dispositivo movido à luz solar pode sobreviver ao frio sem força para se manter quente, embora a camada grossa de areia possa absorver o calor e prevenir que a Opportunity se sinta ainda pior por causa do frio. Harrison disse que os cientistas estão otimistas.

Enquanto isso, outros experimentos estão trabalhando para entender a tempestade — o orbitador Mars Odyssey, que faz parte da missão da NASA de explorar Marte, está monitorando a temperatura e composição do planeta para ter melhor compreensão sobre o que está ocorrendo por lá. O Mars Reconnaissance Orbiter tira fotos coloridas da atmosfera e medidas de temperatura, embora o seu orbitador MAVEN estude como as tempestades afetam o topo da atmosfera de Marte acima da areia. Eles querem saber como pequenas tempestades se transformam em fenômenos que tomam conta de todo o planeta.

E a mais de 8.000 km de distância da Opportunity, a sonda Curiosity está em menos perigo. Como usa energia nuclear, ela não precisa hibernar. Ela está tentando medir as propriedades de partículas de areia, embora continue perfurando rochas. No entanto, a areia pode também danificar as câmeras da sonda. Os cientistas estão animados com o estudo da tempestade para aprender mais sobre nosso vizinho vermelho. “A tempestade nos dá uma chance de entender melhor como elas crescem de fenômenos regionais para algo que cerca todo o planeta, e quais os tipos de efeitos que ela tem em padrões de albedo [como o planeta reflete a luz solar] da superfície.”

[NASA]

Imagem do topo: A imagem de maio consegue exibir o relevo de Marte, enquanto a da direita mostra uma camada uniforme de areia que cobre todo o planeta. Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s