Pular para o conteúdo principal

Espelho flexível para telescópios espaciais


Já existem espelhos adaptativos para telescópios terrestres, mas esta tecnologia é voltada para os telescópios espaciais.[Imagem: SamaraPolytech]

Óptica adaptativa

O avanço das tecnologias ópticas, sobretudo a chamada óptica adaptativa, permitiu que os telescópios terrestres de hoje sejam capazes de coletar imagens tão precisas quanto os telescópios espaciais de alguns poucos anos atrás - a um custo muito mais baixo.

Imagine agora dar um upgrade nos telescópios espaciais para que eles incorporem seus próprios esquemas adaptativos e deem um salto de qualidade.

Esta é a proposta de Yakob Klebanov, da Universidade Politécnica Samara, na Rússia.

A equipe do professor Klebanov inventou um espelho adaptativo para telescópios espaciais que reduz a distorção e melhora a resolução das imagens captadas.

"Nós ajustamos o espelho do telescópio em qualquer forma necessária para compensar as aberrações em todo o sistema óptico. Aqui nós falamos sobre a oportunidade de mover a superfície do espelho por micrômetros, e até mesmo parte de um micrômetro. Isso nos permite livrar-nos das distorções," disse Klebanov.

Até agora, ganhos na qualidade das imagens e na resolução dos telescópios espaciais têm sido obtidos aumentando o tamanho dos espelhos. No entanto, quanto maior o tamanho, maiores os problemas. A temperatura de um satélite em órbita está mudando constantemente, e alterar a temperatura do telescópio apenas em alguns graus pode piorar seriamente a qualidade da imagem - são justamente problemas de aquecimento que têm feito a NASA adiar continuamente o lançamento do telescópio espacial James Webb.

Espelho adaptativo

A parte reflexiva do espelho adaptativo idealizado pela equipe não é depositada sobre uma base rígida, mas sobre um sistema de pequenos atuadores piezoelétricos.

Cada um desses atuadores é controlado individualmente por um software que também recebe informações precisas da temperatura. Isso permite deformar automaticamente o espelho nos pontos onde a temperatura começa a sair do padrão, mantendo a qualidade ao longo de toda a imagem.

Klebanov afirma que esses espelhos "flexíveis" podem melhorar a resolução dos sistemas ópticos dos telescópios e dos satélites de sensoriamento remoto da Terra - mas também não há nada contra usá-los nos telescópios terrestres.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s