Pular para o conteúdo principal

Do espaço, China estudará ondas gravitacionais a partir de 2020


ILUSTRAÇÃO DOS SATÉLITES DA GECAM, QUE SERÃO LANÇADOS EM 2020 (FOTO: INSTITUTE OF HIGH ENERGY PHYSICS, CAS)

A Academia Chinesa de Ciências anunciou quatro projetos para observar fenômenos diversos, como a colisão de buracos negros e as erupções solares

Depois de lançar uma série de missões bem-sucedidas, a Academia Chinesa de Ciências anunciou na última semana que, a partir de 2020, enviará para o espaço mais quatro satélites. Os lançamentos representarão o início de uma segunda fase de pesquisas sobre física solar e de caça aos sinais eletromagnéticos associados a ondas gravitacionais.

Uma das novidades chinesas é a missão GECAM (sigla para Gravitational Wave High-energy Electromagnetic Counterpart All-sky Monitor). Ela foi proposta pela primeira vez logo após o observatório LIGO, nos Estados Unidos, anunciar a detecção das primeiras ondas gravitacionais em fevereiro de 2016. Desde então, os cientistas se deslumbraram com a chance de desenvolver pesquisa científica em uma área completamente nova.

“Quando você tem esse tipo de oportunidade, você não pode lidar com ela como se fosse uma missão normal, com seleção e revisão demorando 10 ou 20 anos”, afirma o astrofísico Xiong Shaolin, que está no envolvido no projeto a ser lançado em 2020.

A ideia da Academia Chinesa de Ciências é posicionar dois satélites em lados opostos do planeta para mapear o céu inteiro em busca de raios gama emanados por eventos que produzem ondas gravitacionais, como a fusão de estrelas de nêutrons e de buracos negros.

Em relação aos buracos negros, ainda não há um consenso se, além de ondas gravitacionais, também são emitidas ondas eletromagnéticas durante sua colisão. Descobrir se isso realmente ocorre é uma das missões do GECAM e os cientistas chineses estão confiantes de que podem encontrar a resposta para esta questão.

As observações do GECAM irão complementar a experiência de outra missão programada para próxima década, a Einstein Probe, que examinará os céus para identificar raios-X associados a fenômenos como explosões de raios gama e colisões de buracos negros.

De acordo com o pesquisador Ik Siong Heng, da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, a combinação dos projetos “nos permitirá compreender melhor a astrofísica das explosões de raios gama.”

Outro assunto de interesse para os chineses é a física solar. Apesar de ocuparem o segundo lugar no pódio de pesquisas neste tema — os Estados Unidos está em primeiro —, os chineses não desenvolveram nenhuma missão de ponta nessa área, o que os torna dependentes de dados japoneses e norte-americanos.

Por isso, o Advanced Space-based Solar Observatory (ASO-S) também está programado para ser lançado na próxima fase de pesquisas da Academia Chinesa de Ciências. Este será o primeiro observatório lançado ao espaço para monitorar o campo magnético do Sol e ejeções de massa coronal — gases ionizados e extremamente quentes liberados pela estrela.

A quarta e última missão anunciada é chamada de SMILE (sigla para Solar wind Magnetosphere Ionosphere Link Explorer) e será uma parceria entre a Academia e a Agência Espacial Europeia. A tarefa da SMILE será ajudar a compreender a dinâmica da magnetosfera da Terra com base na observação de raios-X de baixa energia provenientes da colisão entre partículas da nossa atmosfera e dos ventos solares.

O custo das missões está previsto em 4 bilhões de yuan, equivalentes a cerca de US$ 605 milhões.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s