Pular para o conteúdo principal

Um Guia Para A Detecção de Vida No Universo - Space Today TV



Já faz pelo menos uns 20 anos que sondas têm identificado ambientes potencialmente habitáveis, seja no Sistema Solar, seja além do nosso sistema.

Sondas já mostraram que Marte no passado teve muita água percolando na sua superfície, e que teve uma atmosfera espessa um ambiente onde a vida pode ter se desenvolvido.

A Cassini, descobriu que Encélado tem um oceano submerso, e ao passar pelas plumas do satélite de Saturno descobriu que as condições no interior dele também são boas para o desenvolvimentos da vida.

Europa também se enquadra na mesma situação, possui um oceano, e plumas que poderão no futuro ser investigadas pela sonda Europa Clipper.

Além disso, fora do nosso Sistema Solar, milhares planetas já foram descobertos e muitos desses estão localizados na zona habitável de suas estrela se podem também abrigar a condição para a vida se desenvolver.

Por tudo isso e muito mais, temos praticamente a certeza que a vida de alguma forma deve existir em algum outro lugar do universo.

Porém, precisamos dar um passo a mais, descobrir se esses ambientes são mesmos habitáveis.

O problema é que até hoje, não temos nenhum instrumento, o mais simples que seja para isso, nem uma câmera que possa ver o crescimento de bactérias em Marte, ou que possa detectar plâncton se formando no oceano de Encélado.

É preciso rapidamente desenvolver um instrumento que busque pelas tão faladas bioassinaturas.

Mas será que sabemos quais são elas, será que sabemos o que devemos procurar?

com essas perguntas na mente, um grupo de cientistas acaba de criar um documento, como se fosse um guia que lista os principais atributos da vida e como eles devem ser procurados.

O documento se chama Ladder of Life Detection, algo como Escada da Detecção da Vida e foi publicado no periódico Astrobiology.

O documento lista 15 características que a comunidade de astrobiologia prop6os para representar indicadores da vida.

Algumas coisas interessantes desse documento.

Moléculas orgânicas: muita gente fica super animado quando se tem a notícia que moléculas orgânicas foram encontradas em algum lugar, vale lembrar que as moléculas orgânicas não representam a descoberta da vida.

Muitas moléculas orgânicas, surgem por exemplo, de reações químicas que acontecem em cometas e que podem até formar aminoácidos.

O documento destaca que é preciso buscar pela complexidade química, essa sim é o resultado da biologia, pois ela necessita de enzimas e energia para que possa acontecer. E essa complexidade química seria um bom indicador da vida.

Outras bioassinaturas que o documento cita incluem: pigmentos, indicações de metabolismo, e até mesmo a evidência da evolução darwiana, lembrando que essa última seria praticamente impossível de ser detectada no decorrer da vida de uma sonda, por exemplo.

O documento lista respostas para cada bioasinatura, com base na experiência que os pesquisadores ganharam tanto na busca de vida em Marte como na pesquisa da vida na Terra em ambientes extremos.

Uma grande questão que o documento cita é se os pesquisadores podem ou não medir essas bioasinaturas, além dos problemas que eles podem enfrentar.

A fragilidade da amostra, a destruição da amostra, contaminação da amostra, se ela irá se modificar com o ambiente, entre outras são perguntas importantes.

Por isso, os pesquisadores falam que para subir cada degrau dessa escada é preciso vencer uma série de desafios.

Para finalizar eles dizem que esse guia não é algo totalmente fechado, à medida que mais discussão, descoberta, estudo são feitos, um degrau da escada pode ser removido ou outros podem ser adicionados.

Mas pelo menos é um bom começo para começar a nossa caçada pela vida no universo.



FONTE: https://phys.org/news/2018-06-climbing-ladder-life.html via Space Today TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s