UM DOS BUSTOS USADOS COMO INSPIRAÇÃO POR ARQUEÓLOGOS QUE RECONSTRUÍRAM ROSTO DE JÚLIO CÉSAR (FOTO: MUSEU NACIONAL DE ANTIGUIDADES EM LEIDEN)
Arqueólogos holandeses usaram registros da aparência do político romano como inspiração
Júlio César foi um dos maiores líderes romanos e foi essencial na transformação da república de Roma em império. Há alguns registros que indicam como era sua aparência, mas arqueólogos holandeses decidiram ir além: eles reconstruiram o rosto da figura histórica em 3D.
O projeto foi revelado no início de junho no Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, na Holanda. Os responsáveis pela empreitada são os arqueólogos Tom Buijtendorp e Maja d'Hollosy, que escanearam dois bustos de mármore que retraram o general, bem como imagens de moedas antigas para reconstruir o rosto.
Após os processos, d'Hollosy, que é especialista em reconstrução facial de figuras históricas, utilizou argila e silicone para completar o modelo. O resultado foi o rosto de um homem de olhos pretos, cabelos grisalhos e uma saliência na cabeça — detalhe que vinha intrigando historiadores há séculos. Isso porque acredita-se que ele tenha nascido por meio de uma cesárea, o que teria colaborado para a característica física.
RESULTADO FINAL DA RECONSTRUÇÃO DO ROSTO DE JÚLIO CÉSAR (FOTO: MUSEU NACIONAL DE ANTIGUIDADES EM LEIDEN)
D'Hollosy e Buijtendorp não confirmam a hipótese, optando por afirmar que acreditam que o formato da cabeça de César tenha se tornado assim por "causas naturais".
A expressão no rosto de Júlio César é de poucos amigos. "Não quis deixá-lo com uma expressão feliz e amigável", afirmou a arqueóloga em entrevista ao jornal HLN. "Ele era um general cujo trabalho era lidar com cadáveres."
O modelo ficará exposto no Museu Nacional de Antiguidades em Leiden até agosto deste ano.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário