MISSÃO APOLLO 11 (FOTO: DIVULGAÇÃO/ NASA)
Neste sábado, será possível acompanhar o pouso na Lua exatamente no horário em que ele aconteceu, há exatamente 50 anos
A NASA já divulgou fotos que mostram detalhes da missão que levou o homem à Lua com sucesso em 1969. Mas talvez a ação mais incrível da agência espacial para comemorar os 50 anos do feito seja o lançamento do site The Apollo In Real Time, que está mostrando tudo o que aconteceu na semana em que Buzz Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong viajaram para o satélite natural da Terra.
Ao acessar a página inicial da plataforma, é possível escolher entre acompanhar o início da missão – que aconteceu em 16 de julho de 1969, dia em que o foguete Saturn V foi lançado rumo ao espaço – ou o “tempo real”, em que dá para ver o que estava acontecendo exatamente no minuto em que você está assistindo.
Enquanto este texto está sendo escrito (sexta-feira, 19 de julho, 15h07), por exemplo, Armstrong relata que eles estão passando por cima da cratera lunar Messier. “Podemos ver blocos de tamanho considerável no fundo da cratera. Não sei qual é a nossa altitude agora, mas de qualquer forma, esses blocos são bem grandes”, diz o astronauta.
A interface da plataforma também impressiona: parece que você realmente está diante do painel de controle da NASA durante a operação. O site foi criado pela equipe de Ben Feist, engenheiro de software e historiador.
SITE DA NASA TRANSPORTA O USUÁRIO PARA A VIAGEM À LUA DE 1969. (FOTO: REPRODUÇÃO/APOLLOINREALTIME.ORG/11/)
Neste sábado (20), será possível acompanhar “ao vivo” o momento exato do pouso na Lua – que aconteceu às 20h17 UTC (17h17, no horário de Brasília) do dia 20 de julho de 1969. Os tripulantes só pisaram efetivamente no satélite seis horas depois, já na madrugada do dia seguinte.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário