STONEHENGE TINHA UMA ACÚSTICA EXCELENTE (FOTO: PIXABAY)
Pesquisadores da Universidade de Salford, no Reino Unido, montaram um modelo 3D para chegar a essa hipótese
Um time de pesquisadores da Universidade de Salford, do Reino Unido, descobriu que a acústica do Stonehenge era excelente e similar a de um cinema. O monumento histórico foi construído no período neolítico, há mais de 4 mil anos.
“Se você fizesse uma cerimônia para falar com várias pessoas, seria mais fácil fazer isso do lado de dentro das pedras do que de fora”, afirmou o autor do estudo, Trevor Cox, professor de engenharia acústica da Universidade de Salford.
Os pesquisadores montaram um modelo 3D um pouco menor do que o Stonehenge para representar o grande monumento. Foram recriadas todas as 157 pedras que um dia compuseram a construção. Para determinar como era exatamente a configuração do monumento, os estudiosos usaram dados arqueológicos e imagens escaneadas do local.
O modelo foi colocado dentro de uma câmara acústica e gravações de áudio foram tocadas para determinar como elas soariam para aqueles que participaram de celebrações no Stonehenge, há milhares de anos. Devido à escala reduzida do molde, as frequências tiveram de ser aumentadas 12 vezes, de modo que elas ultrapassaram o que a audição humana suporta.
O estudo pode ajudar a identificar a razão do Stonehenge ter sido construído. As teorias variam muito: alguns pesquisadores acreditam que ele era um templo para druidas (conselheiros celtas), outros acham que ele foi feito por caçadores-coletores no noroeste da França, ou ainda que o monumento seria um atlas astrológico para o cálculo da movimentação de estrelas.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário