ESTAÇÃO ESPACIAL QUE CAIU NO OCEANO PACÍFICO (FOTO: CSNA)
Laboratório espacial pesava quase oito toneladas: destroços entraram em chamas na atmosfera antes de atingir o oceano
A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu do céu nesta sexta-feira (19 de julho), atingindo o Oceano Pacífico. As informações são da Agência France-Presse. A Administração Nacional Espacial da China (CNSA) havia anunciado previamente que a estação entraria em chamas na atmosfera antes que seus destroços atingissem o oceano.
A previsão inicial era que a queda aconteceria no último fim de semana, mas foi constatado que a estação espacial estava se deslocando em direção à Terra de modo mais lento do que o previsto, o que atrasou a queda. O laboratório espacial pesava quase oito toneladas e 10,4 metros de comprimento.
De acordo com o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO), a probabilidade de que um ser humano fosse atingido por um objeto espacial pesando 200 gramas seria de uma entre 700 milhões.
SIMULAÇÃO DA QUEDA DA TIANGONG-1 (FOTO: REPRODUÇÃO)
“As pessoas não têm que se preocupar. Estas espaçonaves não caem violentamente na Terra como nos filmes de ficção científica", explicou a CNSA. "Mas se transformam em uma esplêndida (chuva de meteoros) e atravessam um céu coberto de estrelas em seu caminho para a Terra.”
A Tiangong-1 foi lançada em 2011 para realizar experimentos como parte do programa espacial da China, cujo foco principal é colocar uma estação permanente em órbita em 2023. A estação Tiangong-1 era conhecida como “Palácio Celeste” e foi usada por mais de um ano para experimentos médicos. Só recebeu astronautas entre outubro e novembro de 2016, que viveram lá durante 30 dias. O laboratório também foi uma etapa inicial para construir a Estação Espacial Chinesa.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário