Pular para o conteúdo principal

Apollo 11: conheça as principais conquistas da missão à Lua


TODOS OS CAMINHOS LEVAM À LUA (FOTO: ILUSTRAÇÃO: OTÁVIO SILVEIRA)

O programa Apollo começou como uma missão impossível para os EUA, mas em somente oito anos a promessa de levar humanos à Lua virou realidade

POR A. J. OLIVEIRA | EDIÇÃO GIULIANA DE TOLEDO | ILUSTRAÇÃO OTÁVIO SILVEIRA | DESIGN FEU

Quando o então presidente dos Estados Unidos propôs, em maio de 1961, que seu país se comprometesse a mandar astronautas à Lua até o final daquela década, talvez não imaginasse o tamanho do desafio que colocava nas mãos da Nasa. Era uma missão impossível.

Na época do famoso discurso de Kennedy, os EUA não tinham um foguete capaz de levar humanos até nosso satélite natural, não tinham computadores compactos para guiar a espaçonave, sequer tinham trajes para os astronautas vestirem ou um meio de se comunicarem durante a viagem. Para falar a verdade, nem mesmo sabiam como chegariam lá.

No primeiro ano do programa Apollo, a Nasa gastou US$ 1 milhão com o projeto — quantia que seria consumida pela agência a cada três horas cinco anos mais tarde. Foi graças ao esforço de centenas de milhares de cientistas, engenheiros, técnicos e tantos outros profissionais que todos esses problemas, e muitos mais, foram resolvidos. Entre maio de 1961 e julho de 1969, o quebra-cabeça mais complicado da história foi montado.

Neil Armstrong, o comandante, Buzz Aldrin, o piloto do módulo lunar, e Michael Co-
llins, o piloto do módulo de comando, partiram da Terra em 16 de julho de 1969 no topo do lendário foguete Saturn V sem saber se voltariam vivos. “Havia numerosas incertezas, por isso todo mundo envolvido só podia considerar a missão um sucesso quando ela terminasse”, afirmou a Nasa à GALILEU por meio de sua assessoria de comunicação.

Mas deu tudo certo e, há exatos 50 anos, em 20 de julho de 1969, o módulo Eagle pousou na Base Tranquilidade. Armstrong e Aldrin deixaram uma placa que reforçava que haviam ido em paz, por toda a humanidade.

DÁDIVAS DE APOLLO

Conheça alguns dos principais avanços trazidos pelo programa


(ILUSTRAÇÃO: OTÁVIO SILVEIRA)

1. Terra

É irônico, mas os primeiros beneficiados pelo programa foram os geocientistas. Apollo 7 (1968) e Apollo 9 (1969) tiraram fotos da Terra em vários comprimentos de onda, revelando elementos até então invisíveis.

2. Engenharia

Equipamentos das cápsulas Apollo foram usados na Skylab, primeira estação espacial dos EUA, lançada em 1973. Lições da Apollo também ajudaram a projetar ônibus espaciais mais resistentes, leves e seguros.

3. Amostras

Astronautas trouxeram 382 quilos de rochas lunares, que geram descobertas até hoje — elas nos ensinam sobre Lua, Terra e Sistema Solar. Em 2015, saíram mais de 2,5 mil papers com dados da Apollo.

4. Diplomacia

As relações internacionais se beneficiaram muito. Em 1975, a última cápsula do programa acoplou-se em órbita com uma Soyuz soviética — a semente que culminou na Estação Espacial Internacional.

UM SALTO GIGANTESCO PARA A CIÊNCIA

Descobertas resultantes das missões da Nasa na década de 60 revolucionaram conhecimento sobre os planetas

Mesmo com o viés político que ofuscava os objetivos científicos do programa, as missões Apollo se tornaram um dos momentos mais prolíficos na história da ciência. Não é exagero dizer que quase tudo o que sabemos sobre o Sistema Solar foi descoberto graças a essas expedições.

Nossa visão da Lua mudou profundamente. Se antes ela era tida como um objeto primordial de origem e estrutura incertas, passou a ser vista como um mundo complexo, não tão diferente da Terra em vários pontos. Dona de um passado geológico bastante ativo (entre 4,6 e 4,4 bilhões de anos atrás, era coberta por um profundo oceano de magma), seu material rochoso já foi derretido, entrou em erupção através de vulcões e foi esmagado por impactos de meteorito repetidas vezes.

Como evoluiu sob a influência gravitacional terrestre, tornou-se um pouco assimétrica. Sua superfície é coberta por uma grossa camada de poeira e fragmentos de pedra: o regolito lunar. Ele preserva um registro químico único de 4 bilhões de anos de radiação solar — importante para entender mudanças climáticas na Terra.

Ao estudar a Lua, os cientistas se sentem como paleontólogos espaciais: as rochas lunares mais jovens têm a mesma idade que as terrestres mais velhas. Aqui, a tectônica de placas e a erosão estão sempre modificando as superfícies mais antigas. Na Lua, elas permanecem intocadas. Estudos sobre as rochas de lá e de cá também deixaram claro que as composições são bem parecidas. Portanto, a Terra e seu satélite natural têm uma origem comum.

Mas há um ponto em que são muito diferentes: muito já se testou à procura de sinais de vida, passada ou presente, nas amostras lunares — e nada foi encontrado.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s