Pular para o conteúdo principal

Enquanto realizava buscas por ouro, homem encontra meteorito raro


O METEORITO FOI CONFUNDIDO COM OURO PELO HOMEM QUE O DESCOBRIU (FOTO: DIVULGAÇÃO/MELBOURNE MUSEUM)

Com cerca de 4,6 bilhões de anos, o objeto espacial foi encontrado na Austrália com a ajuda de um detector de metais

Pesquisadores publicaram recentemente um artigo científico no Proceedings of the Royal Society of Victoria descrevendo um meteorito extremamente raro encontrado na Austrália. Além de surpreender pela idade — cerca de 4,6 bilhões de anos — o meteorito tem uma história interessante de como foi encontrado.

O responsável pela descoberta foi David Hole que, em 2015, estava andando com um detector de metal no Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Ele encontrou uma rocha avermelhada muito pesada e decidiu levá-la para casa, onde tentou de tudo para abri-la. Mesmo após marretar e rocha e colocá-la no ácido, a rocha não abriu. Na ocasião, Hole tinha certeza de que havia uma pepita de ouro dentro da rocha — afinal, Maryborough fica na região de Goldfields, onde a corrida do ouro na Austrália atingiu o auge no século 19. Incapaz de abrir a "rocha", Hole levou o meteorito para o Museu de Melbourne para ser identificado.

"Ela tinha esse visual esculpido e ondulado", diz o geólogo Dermot Henry, do Museu de Melbourne, ao The Sydney Morning Herald, que conta que este visual é esculpido quando o meteorito está derretendo do lado de fora do planeta Terra e então chega na atmosfera.

Os pesquisadores argumentam que o meteorito de Maryborough é muito mais raro que ouro: este é um dos apenas 17 meteoritos já registrados no estado australiano de Victoria.. "Eu olhei para muitas rochas que as pessoas acham que são meteoritos", disse Henry. De fato, depois de 37 anos trabalhando no museu e examinando milhares de rochas, o geólogo diz que apenas duas delas eram verdadeiros meteoritos.


DETALHE DO METEORITO ENCONTRADO NA AUSTRÁLIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O meteorito tem 17 quilogramas e foi cortado com uma serra usada para realizar trabalhos em diamante. Os pesquisadores descobriram que sua composição tem uma alta porcentagem de ferro. Uma vez aberto, é possível observar as minúsculas gotículas cristalizadas de minerais metálicos através dele.

"Os meteoritos fornecem a forma mais barata de exploração espacial. Eles nos transportam de volta no tempo, fornecendo pistas sobre a idade, formação e a composição química do nosso Sistema Solar (incluindo a Terra)", explica Henry. "Alguns fornecem um vislumbre do interior profundo do nosso planeta. Em alguns meteoritos, há 'poeira estelar' ainda mais antiga que o nosso Sistema Solar, o que nos mostra como as estrelas se formam e evoluem para criar elementos da tabela periódica."

Embora os pesquisadores ainda não saibam de onde o meteorito veio e por quanto tempo ele está na Terra, eles têm algumas suposições."Este meteorito em particular provavelmente vem do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, e foi retirado de lá por alguns asteroides se esmagando", explica Henry. A datação por carbono sugere que o meteorito está na Terra há cerca de 100 há 1 mil anos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/