Pular para o conteúdo principal

Reservatório de água potável é descoberto debaixo do oceano


CIENTISTAS DESCOBRIRAM AQUÍFERO DEBAIXO DO OCEANO ATLÂNTICO (FOTO: THINKSTOCK)

Cientistas encontraram aquífero de 2.800 km³ na costa leste americana, indício de que esse tipo de formação pode existir em outras partes do mundo

A costa leste dos Estados Unidos guarda um segredo profundo. Debaixo das águas salgadas do norte do Oceano Atlântico, geólogos encontraram um gigante reservatório de água potável, isolado por sedimentos porosos.

Ao que tudo indica, é o maior aquífero submarino já descoberto no mundo: longitudinalmente, ele vai pelo menos do estado de Massachusetts ao de Nova Jersey; latitudinalmente, ele sai da costa e segue aproximadamente 80 km em direção ao oceano. Segundo os pesquisadores, a descoberta indica que esse tipo de formação pode existir em outras regiões costeiras do mundo e ser fonte de água potável para locais áridos.

Companhias de petróleo, nos anos 1970, já haviam encontrado sedimentos de água potável quando perfuraram o solo marinho. "Sabíamos que havia água potável lá embaixo em lugares isolados, mas não sabíamos sua extensão ou geometria" disse ao site Science Alert a geóloga marinha Chloe Gustafson, da Universidade Columbia, que conduziu o estudo.

Iniciada em 2015, a pesquisa utilizou um receptor eletromagnético, levado a bordo de um navio, na busca de depósitos de água abaixo dos sedimentos oceânicos. Os pesquisadores percorreram a costa por dez dias, analisando a condutividade elétrica nas profundezas — a água salgada é um condutor mais efetivo que a doce.

O resultado, segundo o estudo, mostra um “sistema aquífero contínuo que segue por pelo menos 350 km da costa atlântica dos Estados Unidos e contém aproximadamente 2.800 km³ de água subterrânea de baixa salinidade”.


ÁREA EM QUE OS CIENTISTAS ENCONTRARAM O AQUÍFERO, NA COSTA DOS EUA (FOTO: ADAPTADO DE GUSTAFSON ET AL., SCIENTIFIC REPORTS, 2019)

Devido à metodologia da pesquisa, muito do resultado é interpretativo. Mas, para os geólogos, a reserva de água poderia chegar à região sul de Delaware (estado abaixo de Nova Jersey) ou até mais longe. “Pode haver muito mais água subterrânea na porção nordeste do Atlântico americano, um recurso de água potável que pode rivalizar, em tamanho, com aquíferos em terra”, dizem os autores.

Para eles, a origem da reserva pode remeter à última Era do Gelo, quando grandes quantidades de água teriam derretido e ficado presas em sedimentos rochosos. De todo modo, para utilizá-la (se um dia isso for feito) será preciso dessalinizar a água, já que parte dela estaria salobra (levemente salgada).

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/