Pular para o conteúdo principal

Brasileira sonha em ser astronauta e cria vaquinha para estudar na NASA


MARIA GISLLANNY BEZERRA SILVA SONHA EM SER ASTRONAUTA E UM DIA CHEGAR À MARTE. (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

Maria Gisllanny Bezerra Silva criou projeto para levar conhecimento sobre ciências espaciais para crianças de escolas públicas no Mato Grosso e já foi premiada em concurso de redação da agência espacial

Por Vanessa Centamori

Aos 21 anos de idade, a estudante de Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Gisllanny Bezerra Silva, sonha em ser astronauta e um dia chegar à Marte. Mas antes disso, a sua próxima jornada é os Estados Unidos, onde ela quer fazer cursos da NASA em 2020, ser aluna de física e engenharia do Sweet Briar College por quatro anos e fazer mestrado e doutorado para ser aceita no programa de formação de astronautas da agência espacial.

Para arrecadar recursos para todas essas despesas a jovem lançou a vaquinha online "Maria rumo a Marte", qualquer pessoa pode contribuir. Em abril deste ano, ela foi classificada como uma dos 24 jovens líderes e inovadores de diversos países vencedores do STEAM e Space Award da ONG The Mars Generation (em português ‘Geração Marte’).

Em entrevista à GALILEU, ela conta que ficou inspirada a participar do programa após assistir o documentário "Mars Generation", da Netflix. Mas o gosto por astronomia surgiu aos oito anos de idade, quando ela inciou os estudos de modo autodidata em enciclopédias e livros da escola.


MARIA GISLLANNY BEZERRA SILVA SE INSPIRA EM ASTRONAUTAS DA NASA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

Este ano, durante o evento "Saber, Sonhar, Realizar", do Sebrae MT, a estudante palestrou para mais de 700 alunos e encontrou pela quarta vez o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes. Segundo ela, Pontes tem uma carreira inspiradora. "Quando eu tinha oito anos eu o vi chegar ao espaço pela televisão, decidi que queria seguir a profissão", conta Silva.

Em janeiro, ela apresentou em várias universidades dos EUA o Projeto Zero G, do Instituto Plêiades, criado por ela para levar conhecimento sobre ciências espaciais para crianças de escolas públicas no Mato Grosso. A jovem já ministrou palestras para mais de três mil crianças no estado brasileiro.


A ESTUDANTE INICIOU UMA VAQUINHA PARA ARRECADAR FUNDOS PARA ESTUDAR NOS EUA E FAZER CURSOS NA NASA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

“Os alunos nem sempre gostam de física, química e matemática, mas têm muita curiosidade sobre os astronautas e o espaço, então a nossa ideia é juntar as duas coisas para aumentar o rendimento dos alunos”, explica Silva, que foi premiada em 2016 no concurso internacional de redação “Cassini: Cientista por um Dia” e pelo programa Missão X, da NASA.

“Quero representar o Brasil e inspirar mais garotas a seguirem a carreira científica", conta a jovem. "Pretendo me expandir e trabalhar com meus projetos sociais para futuramente abrir um instituto de pesquisa e educação no Brasil que irá proporcionar mais oportunidades para os jovens continuarem sonhando."

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s