Pular para o conteúdo principal

Disco voador visto por mais de 100 policiais em São Paulo - SP (Pesquisas 23)



Trazemos a memória dos queridos leitores do Jornal do Brás, um episódio clássico ufológico ocorrido na noite do dia 13 para o dia 14 de junho de 1977.

Na ocasião, milhares de pessoas, entre militares da Polícia de São Paulo e civis residentes nos bairros, vilas e jardins situados ao longo das avenidas Sapopemba, Iguatemi, Mateo Bei e Itaquera, ou mesmo, motoristas que transitavam por estas avenidas, observaram um disco voador luminoso, em formato de ferradura que ficou visível nos céus durante horas, numa altura que variava de 5 a 10 mil metros, conforme relataram os protagonistas.

O COPOM – Centro de Operação da Polícia Militar recebeu muitas comunicações dos moradores a partir das 21 horas do dia 13 de junho e, deslocou 60 guarnições de viaturas para verificar o ocorrido.

Osvaldo de Oliveira estava voltando por volta das 21 horas, de uma visita a casa de parentes para a sua residência localizada na Rua Bresser, depois do SENAI “Theobaldo De Nigris”, na Mooca e, na altura da avenida Sapopemba, avistou um objeto voador muito luminoso que, segundo ele, aparentemente tinha o formato de uma ferradura de cavalo. Apesar de que poderia ser de formato ovóide, pois o disco voador tinha uma parte escura de onde não se via nenhuma luminosidade. Observou que do aparelho eram projetados cones de luz para baixo, nas cores vermelhas e azuis.

A garota Rosemari chegou a afirmar no jornal Diário da Noite, da sua edição de 16 de junho de 1977, na página 8, que “eu vi a luz às 10 horas da noite. Minha mãe também viu”.

Por volta das 2 horas da madrugada do dia 14 de junho, um homem chamado Lauro pediu ajuda para os policiais da viatura Rádio Patrulha - RP 17. O cabo Geraldo Banin e o soldado Mancio Pélico acompanharam o senhor que dizia que tinha “uma coisa estranha, enorme com fortes luzes vermelhas e azuis viradas para a terra, no morro da Vila São Mateus”.

Havia muita neblina, mas às 3:15 horas, transitando pela avenida Mateo Bei, os dois militares observaram a estranha luz e informaram o COPOM, sob ocorrência número 14.638 do talão 16.

A viatura RP 17 chegou próximo ao objeto luminoso e direcionou os faróis do automóvel em direção a ele. Tentaram comunicar com o COPOM, via rádio, mas perceberam que o aparelho emudeceu. “Como as luzes altas do nosso carro, estavam diretamente voltadas em direção ao facho de luz que saia do estranho objeto, tenho a mais absoluta certeza de que o nosso rádio sofreu influências do mesmo, emudecendo daquela forma inexplicável”, afirmou o soldado Pélico.

Então, resolveram se afastar e a cerca de 400 metros de distância o rádio voltou a funcionar.

O COPOM enviou as guarnições dos carros do Tático Móvel de prefixos 117, 118, 119, 170, bem como as da Rádio Patrulha de prefixos 99 e 38. Todos os componentes observaram o fenômeno e passaram a comentar sobre ele.

No comando da guarnição do Tático Móvel 117, o 2º tenente Reginaldo Rivelini disse:“do local onde me postei, pareceu-me que o forte facho de luz emanava de um imenso farol de iodo, colocado entre uma estrela de segunda grandeza e a Lua”.

Por volta das 4:15 horas os fachos de luz projetadas pelo objeto desapareceram. “O estranho objeto, em altíssima velocidade e verticalmente, subiu até desaparecer no espaço”, afirmou o cabo Banin.

Este caso tem um valor inestimável, pois mais de 100 militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana observaram verdadeiramente aquele fenômeno insólito nos céus de São Paulo.


Jornal da época


Croqui do OVNI visto por Osvaldo de Oliveira



FONTE: Enigmas e Mistérios - http://www.jorbras.com.br

Veja também:

Acesse os demais programas da série Pesquisas no final da matéria do link "Pesquisas 20":

Ovnis na Rodovia dos Imigrantes - SP (Pesquisas 20)

Ovnis em Iporanga - SP (Pesquisas 21)

Marca de pouso em Itapiúna - CE? (Pesquisas 22)

Comentários

  1. Hoje vi sou de São Mateus Jd da conquista filmei mas a câmera n pegou bem parecia uma estrela depois obicervei bem e tinha a cima da estrela uma forma de uma letra d e vermelho a menos de 15 minutos desapareceu filmei no final a volta de umas 21 horas na quarta feira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s