Pular para o conteúdo principal

Tecidos eletrônicos: O advento do soft-hardware


As primeiras roupas eletrônicas chegarão ao mercado no próximo ano. [Imagem: Michael Rein/Yoel Fink]

Tecidos de fibra óptica

Engenheiros do MIT, nos EUA, incorporaram componentes semicondutores optoeletrônicos de alta velocidade - incluindo diodos emissores de luz (LEDs) e diodos fotodetectores - dentro de fibras ópticas, que foram então tecidas para criar tecidos laváveis e que funcionam de fato em sistemas de comunicação.

Isto representa um objetivo longamente esperado de criar "tecidos inteligentes", que incorporam componentes eletrônicos e optoeletrônicos funcionais - era a peça que faltava para chegarmos a roupas e acessórios com funcionalidades de comunicação e de processamento.

Michael Rein e Yoel Fink afirmam que já dá até para falar em uma "Lei de Moore para as fibras ópticas" - em outras palavras, uma progressão de inovações na qual as capacidades de processamento das fibras cresceriam rápida e exponencialmente ao longo do tempo, assim como as capacidades dos microchips cresceram ao longo de décadas.

Roupas eletrônicas

As fibras ópticas têm sido tradicionalmente produzidas por meio de um cilindro de vidro de sílica ou polímero, conhecido "pré-forma", que é aquecido até próximo do ponto de fusão e então puxado, o que resulta em uma fibra cada vez mais fina, que é finalmente coletada em um carretel.

O principal avanço para a produção dessas novas fibras foi adicionar à pré-forma os diodos semicondutores de luz, cada um do tamanho de um grão de areia, e um par de fios de cobre com uma fração da largura de um fio de cabelo. Durante o processo de puxamento da fibra - a equipe usou uma pré-forma de polímero - a fibra vai saindo com os diodos alinhados ao longo do seu centro e interligados pelos fios de cobre.

"Tanto os componentes quanto os fios mantêm suas dimensões enquanto tudo se reduz ao redor deles," disse Rein. Neste caso, os componentes sólidos são dois tipos de diodos padrão: diodos emissores de luz (LEDs) e diodos fotossensíveis.

As fibras resultantes foram então tecidas, testadas para suas funcionalidades de comunicação, e então lavadas 10 vezes para demonstrar a sua praticidade como material para vestuário.

Rein estima que os primeiros produtos comerciais incorporando esta tecnologia chegarão ao mercado já no próximo ano, na forma de produtos envolvendo comunicações e segurança.

"Será o primeiro sistema de comunicação de tecido. Estamos agora no processo de transicionar a tecnologia para fabricantes e indústrias em uma velocidade e escala sem precedentes," anunciou ele.

Bibliografia:

Diode fibres for fabric-based optical communications
Michael Rein, Valentine Dominique Favrod, Chong Hou, Tural Khudiyev, Alexander Stolyarov, Jason Cox, Chia-Chun Chung, Chhea Chhav, Marty Ellis, John Joannopoulos, Yoel Fink
Nature
Vol.: 560, pages 214-218
DOI: 10.1038/s41586-018-0390-x

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s