Pular para o conteúdo principal

Estas esculturas peruanas de 3.800 anos parecem emojis modernos



Por: George Dvorsky

Arqueólogos no Peru descobriram um antigo relevo de parede que data de antes da Civilização de Caral — a mais antiga civilização conhecida no Novo Mundo. Embora extravagantes na aparência, esses símbolos antigos têm um significado muito sério.

O encantador relevo foi descoberto por uma equipe da Zona Arqueológica de Caral (ZAC), no complexo arqueológico de Vichama, no Vale do Supe, a cerca de 180 km de Lima, capital do Peru, conforme noticiado pela Deutsche Welle. Remontando ao fim do Período Arcaico dos Andes Centrais, esse local já foi o lar da Civilização de Caral, também conhecida como Norte Chico, que é considerada a mais antiga civilização conhecida nas Américas. Em seu auge, estima-se que três mil pessoas viviam nesse complexo, que tinha praças, moradias e um grande templo. As escavações no Vichama começaram em 2007, e os arqueólogos têm descoberto artefatos desde então.


A parede completa. Imagem: Zona Arqueológica de Caral

A parede, feita de adobe, tem um metro de altura e três metros de largura. A arqueóloga Ruth Shady Solís, diretora das escavações no Vichama, diz que um dia a estrutura formou a antecâmara de um prédio público e ficava de frente para os campos de agricultura do Vale do Huara, segundo o Latin American Herald Tribune. Esse antigo prédio incluía janelas escalonadas e uma praça circular afundada, abrangendo uma área de cerca de 875 m². Ao todo, 22 prédios foram localizados dentro do complexo, que foi construído entre 1800 e 1500 a.C.

O relevo de parede retrata quatro cabeças humanas com os olhos fechados. Duas cobras as cercam, levando a uma quinta cabeça central, não-humana, que supostamente representa um símbolo de semente antropomórfico ou humanoide. Com a boca aberta, a semente parece estar cavando ou brotando do solo. O relevo de parede pode simbolizar um período de seca e fome, já que outros relevos encontrados nas proximidades retratam humanos emaciados.


As cobras, provavelmente um deus da água, pousam na semente humanoide. Imagem: Zona Arqueológica de Caral

“Os relevos simbolizam a fertilização da terra: as cobras representam a divindade, ligada à água, que filtra na terra e faz a semente germinar”, explicou Shady Solís, na TeleSur. “O novo relevo reforça a abordagem de capturar, na memória coletiva, as dificuldades enfrentadas pela sociedade devido à mudança climática e à escassez de água, que causaram sérios efeitos na produtividade agrícola”, disse Shady Solís.

Em algum momento, o povo Caral abandonou seus assentamentos e a região. Não se sabe muito sobre essa civilização e o que aconteceu com ela, mas essa descoberta mais recente reforça as dificuldades enfrentadas pelos habitantes do que é provavelmente a cidade mais antiga do Novo Mundo.

[Deutsche Welle, TeleSUR, Latin American Herald Tribune]

Imagem do topo: Zona Arqueológica de Caral

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s