Pular para o conteúdo principal

Mapa de 1491 que pode ter auxiliado Cristovão Colombo é reconstruído


TÉCNICAS DIGITAIS AUXILIARAM A RECUPERAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Produzido pelo cartógrafo alemão Henricus Martellus no século 15, mapa foi utilizado durante as Grandes Navegações

Apesar das hipóteses de que navegadores chineses e escandinavos já tivessem percorrido nossas bandas, os territórios que compõem a América erameram ilustres desconhecidos dos cartógrafos europeus até o final do século 15. Para se orientar pelo oceano, exploradores como o genovês Cristovão Colombo (que estava a serviço da Coroa Espanhola) dependiam dos modestos conhecimentos geográficos disponíveis: um dos mapas provavelmente utilizados pelo navegador foi confecicionado pelo alemão Henricus Martellus em 1491. Agora, 527 anos depois, é possível conferir os detalhes daquele item cartográfico após um processo de reconstituição feito com o auxílio da tecnologia.

Com uma técnica que "filtra" informações a partir do espectro eletromagnético, pesquisadores da universidade norte-americana de Rochester conseguiram dar nitidez aos textos e imagens produzidas por Henricus Martellus, que produziu esse mapa na cidade italiana de Florença. Com 2 metros de comprimento por 1,2 metro de altura, a representação exibe o continente europeu, a África e porções da Ásia (incluindo o Japão). As ilhas da Oceania — incluindo a Austrália — e toda a América não foram representadas no mapa.

O item, que ficou durante séculos em posse de uma família italiana, foi redescoberto na década de 1950 e posteriormente doado para pequisa. O desgaste do material utilizado para a confecção do mapa impedia que os pesquisadores investigassem maiores informações sobre o seu conteúdo.

Após processar as imagens do mapa durante 10 dias, incluindo capturas em ultravioleta e infravermelho, os cientistas conseguiram fazer uma reconstrução digital dos dados presentes no material de Henricus Martellus.


MAPA ORIGINAL DE 1491 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Graças à reconstiuição, é possível verificar algumas informações em latim, que provavelmente foram utilizadas por Cristovão Colombo durante os preparativos para sua viagem em 1492. De acordo com a tradição histórica, ele teria o objetivo inicial de encontrar um novo caminho para a Ásia, ativando uma nova comercial para a compra e venda de especiarias indianas. Em 12 de outubro de 1492, entretanto, ele desembarcou nas Antilhas e daria início ao processo de colonização do novo continente.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Rochester, o mapa de Henricus Martellus também serviu como referência para que o seu compatriota Martin Waldseemüller produzisse em 1507 um registro cartográfico que apresentava o novo continente sob o nome de "América" (uma injusta homenagem ao explorador italiano Américo Vespúcio, que no início do século 16 era considerado o responsável por descobrir as novas terras).

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s