Pular para o conteúdo principal

Físicos brasileiros começam a desvendar mistério da força da luz


Esquema do experimento inédito que está ajudando a desvendar um mistério que já dura 150 anos. [Imagem: Tomaz Pozar et al. - 10.1038/s41467-018-05706-3]

Momento e força da luz

A ideia de que a luz tem um momento, podendo exercer uma força sobre a superfície sobre a qual ela incide, foi proposta por Johannes Kepler em 1619, quando ele sugeriu que a pressão da luz solar poderia ser responsável pela cauda dos cometas sempre apontarem para longe do Sol.

Inúmeros experimentos, como os objetos rotativos mais rápidos do mundo e os raios tratores, e até aplicações espaciais, como as velas solares, têm demonstrado que de fato existe uma "pressão de radiação da luz".

Em 1873, James Clerk Maxwell previu que esta pressão de radiação devia-se ao momento que residia dentro dos campos eletromagnéticos da própria luz. É a ideia aceita até hoje, mas ainda estamos longe de uma explicação definitiva sobre o mecanismo inteiro.

"Até agora, não tínhamos determinado como esse momento é convertido em força ou movimento. Como a quantidade de momento transportado pela luz é muito pequena, não tínhamos equipamentos sensíveis o suficiente para resolver isso," explica Kenneth Chau, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Agora, dois professores brasileiros idealizaram e orientaram a construção de um experimento que levou os físicos um passo mais perto de detalhar todos os meandros do fenômeno de transformação do momento da luz em movimento.

O experimento foi coordenado pelos professores Nelson Astrath, da Universidade Estadual de Maringá (PR), e por Gustavo Lukasievicz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


É a primeira vez que a transformação do momento da luz em ondas de movimento na matéria é medida com essa resolução e precisão. [Imagem: Tomaz Pozar et al. - 10.1038/s41467-018-05706-3]

O mistério do momento da luz

Para medir as interações extremamente fracas entre os fótons de luz e uma superfície sólida, a equipe construiu um espelho especial equipado com sensores acústicos e uma proteção térmica para reduzir ao mínimo as interferências e o ruído de fundo. Eles então dispararam pulsos de laser no espelho e usaram os sensores de som para detectar ondas elásticas induzidas na superfície do espelho geradas pelo impacto dos fótons - como ondas em um lago geradas pela queda de múltiplas pedrinhas.

"Não podemos medir diretamente o momento do fóton, então nossa abordagem foi detectar seu efeito em um espelho 'ouvindo' as ondas elásticas que o atravessaram," descreveu Chau. "Conseguimos rastrear as características dessas ondas de volta ao momento que reside no próprio pulso de luz, o que abre a porta para finalmente definir e modelar como o momento da luz existe dentro dos materiais."

O experimento é importante no avanço da nossa compreensão fundamental da luz, mas também deverá ter implicações práticas.

"Imagine viajar para estrelas distantes em iates interestelares movidos por velas solares. Ou talvez, aqui na Terra, desenvolver pinças ópticas que possam montar máquinas microscópicas," disse Chau. "Ainda não chegamos lá, mas a descoberta neste trabalho é um passo importante e estou animado para ver onde isso nos levará em seguida."

Bibliografia:

Isolated detection of elastic waves driven by the momentum of light
Tomaz Pozar, Jernej Lalos, Ales Babnik, Rok Petkovsek, Max Bethune-Waddell, Kenneth J. Chau, Gustavo V. B. Lukasievicz, Nelson G. C. Astrath
Nature Communications
Vol.: 9, Article number: 3340
DOI: 10.1038/s41467-018-05706-3

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…