Pular para o conteúdo principal

Fóssil revela que humanos já habitavam Madagascar há mais de 10 mil anos


MARCAS DE CORTES NO FÓSSIL DA AVE-ELEFANTE DE MADAGASCAR (FOTO: ZOOLOGICAL SOCIETY OF LONDON)

Nova pesquisa derruba antiga teoria de quando a ilha começou a ser abrigo de antigas populações

A análise de ossos de uma ave-elefante, que já foi a maior ave do mundo, revelou que os humanos chegaram à ilha de Madagascar seis mil anos antes do que se pensava, conforme estudo publicado na revista Science Advances.

Cientistas da Sociedade Zoológica de Londres (SZL), organização internacional de conservação, descobriram que fósseis das extintas aves-elefante (Aepyornis Mullerornis) mostram marcas de corte e fraturas que são resultados de caça e abates.

Pesquisas anteriores apontavam que a habitação em Madagascar começou entre 2,4 e 4 mil anos atrás. Contudo, usando técnicas de datação por radiocarbono, a análise do fóssil determinou que já havia humanos em na ilha há 10,5 mil anos. Com isso, as ossadas se tornam as primeiras evidências conhecidas de pessoas no local.

"Já sabemos que a megafauna de Madagascar, como elefantes, hipopótamos, tartarugas gigantes e lêmures gigantes, se extinguiu há menos de mil anos. Há várias teorias sobre o motivo, mas a extensão do envolvimento humano não está clara", disse James Hansford, do Instituto de Zoologia da SZL. "Nossa pesquisa demonstra que uma teoria de extinção diferente é necessária para entender a perda de biodiversidade que ocorreu na ilha. Os humanos parecem ter coexistido com aves-elefantes e outras espécies extintas há mais de nove mil anos."


REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DA AVE-ELEFANTE (MULLERORNIS AGILIS) (FOTO: DFOIDL/WIKIMEDIA COMMONS)

"Esta descoberta transforma a ideia das primeiras chegadas humanas. Sabemos que no final da Era do Gelo, quando os humanos usavam apenas ferramentas de pedra, havia um grupo de pessoas que chegou a Madagascar", falou Patricia Wright, da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, nos Estados Unidos, na pesquisa. "Não conhecemos a origem dessas pessoas e não encontraremos mais dados arqueológicos, mas sabemos que não há evidências de seus genes nas populações modernas."

Os ossos das aves-elefante estudadas neste projeto foram encontrados em 2009 no Rio de Natal, no centro-sul de Madagascar. A região é "leito" de fósseis, contendo uma rica concentração de restos de animais antigos.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s