Pular para o conteúdo principal

Astrônomos detectam novos sinais de rádio misteriosos vindos do espaço


RAJADAS RÁPIDAS DE RÁDIO SÃO UM DOS FENÔMENOS MAIS MISTERIOSOS DA ASTRONOMIA (FOTO: U HARVARD/WIKIMEDIA COMMONS)

Rajadas foram descobertas com o auxílio de inteligência artificial

Pesquisadores utilizaram o aprendizado de máquina noBreakthrough Listen, programa que procura comunicações extraterrestres inteligentes no universo, para encontrar 72 novas rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês) vindas do FRB 121102, evento de rádio identificado em 2012.

As FRBs são um dos fenômenos mais misteriosos da astronomia. São extremamente poderosas e curtas, durando apenas milissegundos. A maioria só ocorre uma vez, sem aviso prévio. Por isso, astrônomos não conseguem planejar observações e identificam as rajadas em momentos posteriores.

A exceção é o FRB 121102, fonte repetidora de sinais, que pode ajudar especialistas na detecção de rajadas no exato momento em que acontecem. Segundo o portal Science Alert, isso foi o que os cientistas do Breakthrough Listen fizeram no ano passado, apontando o telescópio Green Bank Telescope, nos Estados Unidos, para a localização do FRB 121102 por cinco horas.

Usando algoritmos de computador, foram descobertos 21 FRBs apenas na primeira hora. Os astrônomos concluíram que o FRB 121102 passa por períodos de atividades frenéticas e quietas, além de ser mais ativo e complexo do que se imaginava.

Ao treinar uma rede neural convolucional com o aprendizado de máquina para procurar rajadas de rádio, o algoritmo detectou 72 novos sinais, elevando o número de objetos observados até o momento para cerca de 300.


TELESCÓPIO GREEN BANK TELESCOPE, NOS ESTADOS UNIDOS (FOTO: NRAO/AUI/WIKIMEDIA COMMONS)

"Este trabalho é apenas o começo do uso desses métodos poderosos para encontrar transientes de rádio", disse Gerry Zhang, astrônomo da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos EUA, e administrador do programa Breakthrough Listen. "Esperamos que nosso sucesso possa inspirar outros esforços na aplicação do aprendizado de máquina para a radioastronomia."

O novo resultado sugere que não há um padrão para o modo como os sinais de rádio são recebidos (a menos que o padrão seja menor que 10 milissegundos). A falta de um padrão do FRB 121102 pode ajudar os astrônomos a descobrir mais sobre o tal fenômeno.

O fato do FRB 121102 ser uma fonte repetidora de sinais já fornece pistas: ele vem de uma região formadora de estrelas em uma galáxia anã, a mais de três bilhões de anos-luz da Terra. Além disso, uma estranha distorção no sinal de rádio sugere que vem de um ambiente extremo, como a vizinhança de um buraco negro ou uma nebulosa.

Outra coisa que o resultado da análise demonstra é a importância em olhar dados antigos de novas maneiras, como com a aplicação do aprendizado de máquina. "FRBs acabam se tornando assinaturas de tecnologia extraterrestre", afirmou Andrew Siemion, astrofísico. "O Breakthrough Listen está ajudando a empurrar as fronteiras de uma área nova e para um rápido crescimento da compreensão do universo."

Há mais dados da pesquisa no site do programa Breakthrough Listen (as informações estão em inglês).

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s