Pular para o conteúdo principal

Altar maia de 1,5 mil anos revela trama digna de 'Game of Thrones'


DETALHE DO ALTAR MAIA MOSTRA O REI CHAK TOOK ICH'AAK, O GOVERNANTE DE LA CORONA (FOTO: GUATEMALA'S NATIONAL MUSEUM OF ARCHAEOLOGY AND ETHNOLOGY)

Inscrições em calcário revelam a disputa do Reino da Serpente pelo domínio do trono maia

Uma descoberta em um pequeno sítio arqueológico na Guatemala desvendou uma trama pela disputa do reino maia digna de 'Game of Thrones'. Um altar de 1,5 mil anos repleto de inscrições em calcário foi encontrado nas ruínas de La Corona, perto das fronteiras com o México e Belize, e conta as estratégias da dinastia de Kaanul para chegar ao poder.

Com 1,46 metro por 1,2 metro, contém a inscrição hieroglífica correspondente que mostra o rei Chak Took Ich'aak, o governante de La Corona, "sentado e segurando um cetro do qual emergem dois deuses protetores da cidade". Outras descobertas permitiram aos pesquisadores determinar que o rei Chak Took Ich'aak também governou a cidade vizinha de El Peru-Waka, cerca de 20 anos depois.

Tomás Barrientos, co-diretor de escavações e investigações no local, diz que essas evidências mostram que a dinastia Kaanul, também conhecida como Reino da Serpente, desenvolveu um movimento político em La Corona que lhes permitiu derrotar seus "arquirrivais" em 562 e depois governar as terras baixas maias no sudeste da Mesoamérica por dois séculos.

Esse movimento político foi baseado em alianças com pequenas cidades ao redor de Tikal antes do empurrão final da vitória. Juntamente com essas revelações, os pesquisadores também encontraram detalhes de um casamento entre uma princesa do Reino da Serpente e um Rei da Coroa.

"Este altar nos mostra uma parte da história da Guatemala e, neste caso, cerca de 1.500 anos atrás, eu chamaria isso de a versão maia histórica de Game of Thrones", acrescentou ele, comparando a manobra do reino de Kaanul com a disputa pelo controle dos Sete Reinos.


INSCRIÇÕES REVELAM A LUTA DO REINO DA SERPENTE PELA CONQUISTA DO TRONO MAIA. (FOTO: GUATEMALA'S NATIONAL MUSEUM OF ARCHAEOLOGY AND ETHNOLOGY)

De acordo com Barrientos, a descoberta preenche lacunas históricas sobre as relações políticas da cultura maia. "É uma obra de arte de alta qualidade que nos mostra que eles eram governantes entrando em um período de grande poder e que estavam se aliando a outros para competir, neste caso, com Tikal”.

O Reino da Serpente expandiu-se de sua capital, Dzibanche, para o atual norte da Guatemala, Belize e o estado mexicano de Campeche, mas foi finalmente derrotado por Tikal. "Ter informações sobre o que aconteceu a seguir, como eles estavam tramando uma estratégia política aqui, nos ensina muito sobre política naqueles tempos e a luta por território", disse Barrientos.

A cultura maia atingiu seu apogeu durante o período clássico entre os anos de 250 e 900, antes de entrar em sua fase de declínio, que se estendeu por mais 300 anos antes de desaparecer.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s