Pular para o conteúdo principal

Creme para olhos de 2,2 mil anos é encontrado na Turquia


RECIPIENTES ENTERRADOS EM CEMITÉRIO ANTIGO DA TURQUIA (FOTO: DAILY SABAH)

Pesquisadores acreditam que o produto era usado para tratar secura ocular ou condição parecida com conjuntivite

O esqueleto de um soldado de aproximadamente 2,2 mil anos foi enterrado com os que os arqueólogos acreditam ser um antigo frasco de “creme para os olhos”. A descoberta aconteceu durante a escavação de um cemitério da antiga cidade de Ezani, onde hoje fica perto deKutahya, na Turquia.

Elif Özer de Pamukkale, chefe da pesquisa, e sua equipe apontaram que os restos humanos das sepulturas foram cremados antes do ritual de enterro, durante o qual os túmulos foram carregados com mercadorias para uma possível "vida após a morte". Aparentemente, o soldado (ou seus parentes vivos) priorizava a saúde de seus olhos. Isso porque entre os vários objetos dentro de sua tumba, foi identificado um recipiente usado para esse tipo de produto.

Segundo os especialistas, a substância deve ter sido usada para tratar a secura ocular que, nos séculos seguintes, os médicos determinaram que é resultado de uma deficiência de vitamina A. O tratamento não é tão simples, e não basta melhorar a dieta com o consumo de carnes, folhas verdes, amarelas ou laranjas.

Mas os antigos habitantes de Ezani podem ter encontrado uma solução muito antes do que imaginávamos: o creme provavelmente continha uma planta do gênero Lycium, um grupo que inclui bagas de goji berry, ricas fontes de vitamina A.


PODE ONDE FOI ENCONTRADO O CREME DE OLHOS ANTIGO (FOTO: DAILY SABAH)

Os arqueólogos sustentam que o recipiente pode conter creme de goji pois frascos semelhantes já foram encontrados em outras ruínas antigas da época no Mediterrâneo, bem como na Índia.

No entanto, outros especialistas acreditam que os cremes com Lycium provavelmente eram mais úteis para a inflamação da pele ao redor do olho (condição semelhante à conjuntivite), em vez do próprio olho.

Independente do motivo do uso, o pote de creme é uma descoberta significante para a arqueologia. Agora o objeto está em exibição no Museu de Arqueologia de Kutahya, na Turquia.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s