Pular para o conteúdo principal

Por que o girassol acompanha o movimento do sol?



O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo por trás disso sempre intrigou os cientistas.

Um estudo publicado na revista Science por uma equipe da Davis University of California revela alguns dos segredos do movimento do girassol. E tem tudo a ver com o ritmo circadiano.

Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo. O movimento tem um propósito bem específico: segundo a pesquisa, essa estratégia garante um estímulo no crescimento e atrai mais insetos para polinizar.

Os especialistas fizeram diversos testes com a flor. Primeiro, forçaram o girassol a se manter parado e o plantou em áreas com pouca luz direta do sol. Com isso, descobriram que as flores que foram privadas do sol tinham menos massa e menos área foliar em relação as outras.

Para monitorar o crescimento do girassol, eles fizeram marcações de tinta no caule e filmaram a planta. Com as imagens em mãos, foi possível analisar a distância entre as marcações com tinta e observaram que um lado do caule crescia mais do que o outro dependendo da direção para a qual a flor estivesse virada.

Stacey Harmer, professora de biologia vegetal na Davis University of California e principal autora do estudo, disse em um comunicado que aparentemente existem dois mecanismos de crescimento nos girassóis: o primeiro provê o crescimento simples e o outro é controlado pelo ritmo circadiano e pela luz. Como um lado do caule cresce mais rápido do que o outro, a flor pende para os lados durante o passar do dia, fazendo com que ela “gire”.

Os pesquisadores também descobriram que os girassóis que receberam a luz direta do sol atraíram mais insetos. As flores se aqueciam rapidamente durante a manhã e então ficavam mais atraentes para abelhas polinizarem.

O ritmo circadiano da flor espelha aquilo que é visto em outros animais, inclusive nos humanos. Mesmo quando exposto à luz artificial, o girassol faz o movimento num ciclo constante. De acordo com os cientistas, é a primeira evidência do tipo que mostra o efeito no crescimento da flor.

“É o primeiro exemplo do relógio de uma planta afetando o crescimento em um ambiente natural, e tendo repercussões reais na planta,” disse Harmer.

Não temos certeza se isso funcionaria da mesma forma em humanos, mas acho que vale uma tentativa. O vídeo abaixo, em inglês, ilustra as descobertas do estudo.



FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/