Pular para o conteúdo principal

Impressionante avistamento de UFO por pilotos em 1968


Um Caravelle da Iberia semelhante ao que protagonizou o incrível caso em 1968

Aeronave de companhia espanhola teve assustador encontro com objeto não identificado, revelado somente anos depois; piloto tentou se comunicar com o UFO

Pilotos de linhas aéreas, que diariamente operam equipamentos de milhões de dólares e a quem são confiadas as vidas de centenas de pessoas, são considerados as melhores testemunhas de observações de objetos voadores não identificados. Preparados para lidar com distâncias, velocidades e posições relativas, e conhecedores de fenômenos atmosféricos e astronômicos, eles não são facilmente confundidos quando protagonizam avistamentos, e muitas vezes seus relatos são consubstanciados por registros de radar e outros. Infelizmente as pressões profissionais acabam por impor uma cortina de silêncio sobre essas ocorrências, mas mesmo assim muitos casos marcantes são conhecidos, por profissionais que corajosamente decidiram vir a público e narrar suas experiências.

Um desses casos teve como protagonista Juan Lorenzo Torres, veterano piloto da Iberia Airlines da Espanha. Nascido em Madri e filho de militar, ele teve uma distinta carreira nas Forças Armadas e chegou mesmo a voar com o Rei Juan Carlos, além de ter sido diretor de uma academia de aviação. Como é comum entre esses profissionais ele se voltou para a aviação civil, e teve uma extraordinária experiência em 4 de novembro de 1968. Eram 18h23 e ele pilotava um Caravelle 6-R que havia saído de Londres com destino a Alicante, o voo Iberia Flight 249. O voo seguia normalmente quando a torre de Barcelona ordenou que realizassem uma manobra para baixar sua altitude de 31.000 pés para 28.000, a fim de não conflitar com outra aeronave no mesmo corredor aéreo. Como os pilotos já haviam pedido jantar e as bandejas com as refeições estavam na cabine, eles procuraram efetuar logo a manobra, a fim de não enfrentar turbulência enquanto estivessem comendo.

Torres ordenou ao copiloto que estivesse atento ao outro tráfego, para que depois pudessem jantar calmamente. Contudo em segundos o que eles viram foi um fortíssimo facho de luz rumando precisamente contra seu avião, em curso de colisão. O comandante disse: "Ficamos boquiabertos e derrubamos as bandejas, pois aquilo era algo que jamais havíamos visto. Chamamos uma comissária para também testemunhar o que víamos". A equipe da cabine ficou aterrorizada enquanto o UFO se mantinha a uma distância aparente de dez metros do nariz do avião, movendo-se para cima, para baixo e para os lados, mas sempre retornando para uma posição diante da aeronave. Torres chamou pelo rádio em espanhol e inglês, mas não houve resposta do intruso. O contato com a torre de Barcelona não deu resultado, pois estavam longe da área de sua cobertura de radar, e o piloto então iniciou uma chamada de emergência no canal 121,5, de forma que qualquer aeronave nas proximidades poderia se comunicar com eles.

TENTATIVA DE COMUNICAÇÃO COM O OBJETO

Documento sobre o caso liberado nos anos 90

O capitão Torres teve outra iniciativa, a de acender todas as luzes de seu avião na tentativa de se comunicar com o objeto. Ele conta: "Pelo rádio eu disse em espanhol que ligar e desligar as luzes duas vezes significava não, e uma vez significava sim". O comandante, nas diversas entrevistas que concedeu nos anos após o episódio, era sempre questionado se o UFO respondeu a sua sinalização, e afirmava: "Havia certa lógica nos movimentos do intruso". Torres ainda comenta: "Naquela noite, conforme descobrimos depois, todos dormimos muito mal. Fizemos um pacto se silêncio, mas o tenente-coronel Abreu, da torre de Barcelona, me chamou quando pousei e me disse que o radar do leste da Espanha havia captado a ocorrência. Pedi uma cópia dos registros e ele conseguiu para mim".

Outra página do documento

Contudo, o registro foi confiscado pelo tenente-coronel Ugarte após novo incidente na mesma rota, envolvendo outro Caravelle. Este era pilotado pelo comandante Ordovas, e o mesmo engenheiro que acompanhava Torres, Jose Coenca, estava a bordo. Este caso ganhou a imprensa pois uma comissária que o testemunhou era namorada de um jornalista, contudo a conclusão de Ugarte era que o responsável pelos dois avistamentos havia sido o planeta Vênus, com a qual o comandante Torres nunca concordou.


Juan Lorenzo Torres

FONTE: REVISTA UFO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça histórias de pessoas que foram abduzidas por Extraterrestres

As pessoas do mundo se dividem em dois grandes grupos e um terceiro bem pequeno.

Os dois grandes grupos são: aqueles que acham que ETs existem e aqueles que acham que ETs não existem.

Correndo por fora, existe uma minoria silenciosa que se mantém quietinha, aparentemente, porque, se essas pessoas disserem as coisas que elas sabem, ninguém acreditaria nelas.

Elas fazem parte do pequeno grupo que jura de pé junto ter feito contato com seres extraterrestres.

O fotógrafo nova-iorquino Steven Hirsch, de 63 anos, é um cara que, se não acredita nessas pessoas, pelo menos acredita no direito que elas têm de contar suas histórias do jeito que quiserem.

Por isso, ele criou um blog em que entrevista e fotografa gente que diz ter sido abduzida por alienígenas. O endereço é littlestickylegs.blogspot.co.uk.

- Eu não quero que os meus leitores tenham nenhum tipo de ideia pré-concebida sobre essas pessoas até qie eles vejam suas imagens e leiam suas palavras. Minhas entrevistas mal conseguem ir além…

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato!
Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo:
"Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a sa…