Pular para o conteúdo principal

Por que a humanidade pode ter um destino semelhante ao dos dinossauros?


BOLETIM DE AMEAÇAS NUCLEARES CONSIDERA O MOMENTO ATUAL MUITO PERIGOSO (FOTO: PUBLIC DOMAIN PICTURES)

A extinção em massa não acontece apenas pela ação de meteoros e vulcões, alertam especialistas

A humanidade vive mais precariamente do que pensamos, pesquisadores do Centro para o Estudo do Risco Existencial da Universidade de Cambridge alertam. A explicação é que dependemos de vários sistemas globais que podem se desestabilizar facilmente, do ambiente que nos abastece com alimentos, água, ar limpo e energia à economia global que fornece bens e serviços. E isso pode nos levar a um destino semelhante ao dos dinossauros.

A extinção dos dinossauros, segundo paleontólogos,, aconteceu pelo impacto de um asteroide que colidiu com a Terra, 66 milhões de anos atrás. Mas ela também foi influenciada por outros eventos, como uma série de vulcões colossais em erupção e atividades submarinas devastadoras. Em outras palavras, os sistemas globais que sustentam a vida foram desestabilizados por mudanças profundas.

Nos dias atuais, os sistemas globais também estão relacionados a fatores como alterações climáticas, desenvolvimento de armas nucleares e inteligência artificial. Os cientistas já identificaram fenômenos que podem levar os atuais sistemas globais a colapsar. Entre eles estão a mudança de clima autossustentável, que deixa de ser causada apenas pelo homem, as alterações no ecossistema, pela perda de algumas espécies-chave, causando o desaparecimento de ecossistemas inteiros, e a hiperinflação, na qual instituições econômicas anteriormente estáveis param de funcionar e o dinheiro perde valor.

A história indica que não existe lei da natureza que impeça tais mudanças de se tornarem de natureza catastrófica global. Se forçados ao limite, os sistemas globais podem colapsar. O dano a uma espécie, ecossistema ou processo ambiental causaria problemas para os outros, acelerando a mudança e tornando-a autossustentável.


POLUIÇÃO FAZ PESSOAS FUGIREM DE NOVA DELI, CAPITAL DA ÍNDIA. (FOTO: CREATIVE COMMONS / ALVIPICS)

Astro-biologistas da Universidade Nacional da Austrália sugerem que uma das razões pelas quais a vida pode ser rara em outros planetas é que seu surgimento frequentemente afasta as condições necessárias para sua existência. Para o Centro para o Estudo do Risco Existencial, não é impossível que isso ainda aconteça na Terra, uma vez que sistemas concebidos pela humanidade tampouco são menos frágeis nesse sentido.

No entanto, isso tudo pode não ser uma má notícia para a humanidade. Talvez possamos nos confortar com o fato de que os seres humanos se mostraram capazes de sobreviver em todos os habitats da Terra e até mesmo no espaço, ainda que nem sempre prosperem.

Mas devemos também refletir sobre o fato de que a maior parte dessa flexibilidade de adaptação não vem da biologia, mas de tecnologias desenvolvidas pela humanidade. Além de serem as mesmas tecnologias que levaram os sistemas globais ao estado atual, elas estão saindo rapidamente dos domínios da compreensão humana em sua complexidade e sofisticação. Agora, é preciso um imenso conhecimento para usá-las e mantê-las, fazendo de cada um de nós, individualmente, mais vulneráveis durante uma extinção em massa -— o que não é uma boa notícia, no fim das contas.

Traduzido e condensado do site The Conversation.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s