Pular para o conteúdo principal

A mineração espacial ameaça o Sistema Solar, alertam cientistas


ASTEROIDES APRESENTAM GRANDE QUANTIDADE DE METAIS (FOTO: NASA/GODDARD/UNIVERSITY OF ARIZONA/LOCKHEED MARTIN)

Os pesquisadores defendem políticas de preservação espacial para evitar a corrida desenfreada pela exploração de metais em asteroides

A Terra sofre com o aquecimento global e não é novidade para cientistas do mundo todo que nosso planeta está em risco. Por outro lado, cientistas de instituições como aSmithsonian Institution, dos Estados Unidos, e do King’s College London, da Inglaterra, alertam para o fato de que o nosso Sistema Solar também está em perigo (por conta da ação humana): isso se dá devido à mineração espacial, que pode nos levar à uma catástrofe de recursos nos próximos séculos.

Eles defendem a preservação de 85% do nosso Sistema Solar, que deveria permanecer intocada da exploração humana por metais preciosos, minerais e outros materiais valiosos. “Senão pensarmos sobre isso agora, nós seguiremos como sempre seguimos, e em algumas centenas de anos enfrentaremos uma crise extrema, bem pior do que aquela que temos agora na Terra”, afirmou o astrofísico Martin Elvis, do Observatório de Astrofísica de Cambridge, Massachusetts.

Os pesquisadores revelam que um crescimento anual de 3,5% na indústria de mineração espacial pode utilizar um pouco mais de um oitavo dos recursos do nosso Sistema Solar em 400 anos. Chegando a essa marca, a humanidade teria apenas 60 anos para pausar a exploração e evitar que os recursos se esgotem.

Muitas empresas de mineração espacial, como a Asteroid Mining Corporation, do Reino Unido, tem como o objetivo realizar missões espaciais para recolher metais de asteroides, tais como o ferro, platina e ouro. A empresa planeja nos próximos anos enviar um satélite em órbita para lucrar com a exploração de asteroides próximos. Astrônomos estimam que as reservas de metais preciosos nos objetos espaciais são milhões de vezes mais abundantes do que as disponíveis na Terra.


VALLES MARINERIS, O MAIOR CÂNION DO NOSSO SISTEMA SOLAR, FICA EM MARTE. ELE MEDE MAIS DE 4,000 KM DE EXTENSÃO, 200 KM DE LARGURA E MAIS DE 7 KM DE PROFUNDIDADE (FOTO: NASA)

A Agência Espacial Europeia, por exemplo, já planeja instalar em 2025 uma vila lunar, capaz de minerar rochas na Lua. Com edifícios e equipamentos, na base a água congelada abaixo dos polos lunares será usada para a fabricação de combustível para sondas espaciais.

“Nós queremos mesmo cidades na Lua que se iluminam de noite? Isso seria inspirador ou aterrorizante? E os anéis de Saturno? Eles são lindos, mas são puramente água congelada. Tudo bem explorá-los se em 100 anos eles terão desaparecido?”, questionou Elvis.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s