Pular para o conteúdo principal

Nova descoberta sugere que Portugal chegou na Austrália antes da Inglaterra


Moeda encontrada na costa australiana também era comum em Kilwa, país africano explorado por portugueses

De acordo com a análise de uma moeda encontrada na costa da Austrália, os portugueses podem ter chegado ao território antes dos britânicos. O artefato é similar a outros itens do tipo, que eram utilizados na antiga comunidade Kilwa (atual Tanzânia) durante o século 16. Segundo os pesquisadores, tal descoberta "poderia mudar tudo" em relação ao conhecimento sobre a história australiana.

Isso porque até então acreditava-se que os primeiros europeus a chegarem na Austrália foram ou os holandeses, em 1606, ou britânicos, em 1770 — liderados por James Cook, que "proclamou" aquelas terras como partes do reino do Reino Unido. De acordo com o que o historiador Mike Owen contou ao jornal britânico The Guardian, a Coroa Portuguesa era quem explorava a região de onde a moeda é originária naquela época. Ou seja, para uma moeda Kilwa ter ido parar na Austrália, muito provavelmente ela foi levada por outro povo.

O ocorrido, contudo, parece ter sido um acidente. Como conta Owen, o cenário mais provável é que os portugueses, que saquearam Kilwa em 1505, navegaram para as costas australianas, levando o artefato com eles. Outras teorias sugerem que os comerciantes africanos de Kilwa levaram as moedas para o território australiano, ou que houve um naufrágio e os objetos foram arrastadas para a costa. "O valor dessas descobertas é muito importante e subestimado pela maioria das pessoas", disse Owen: "Quando se trata de significado histórico, como você coloca um valor em algo assim?"


(FOTO: PASTMASTERS.NET)

Antes de tirar conclusões sobre o caso, entretanto, o objeto precisa ser mais profundamente examinado. Atualmente, a equipe trabalha com imagens feitas em equipamentos de ressonância magnética, e analisa possíveis rotas que as moedas podem ter seguido.

Até então, os novos "exames" não revelaram nada muito empolgante, mas o conhecimento empírico já animou os especialistas. Isso porque, como contou o arqueólogo Mike Hermes, o exemplar encontrado é praticamente igual a outras moedas Kilwa descobertas anteriormente.



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s