Pular para o conteúdo principal

Quem foram os tiwanakus, que viveram antes do Império Inca?


MONUMENTO CONSTRUÍDO PELOS TIWANAKU (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Novo estudo desvenda hábitos de uma das primeiras civilizações andinas, que viveram há mais de 1,1 mil anos

Muito antes do Império Inca prosperar, o trecho da América do Sul ao longo da costa do Oceano Pacífico foi povoado pela civilização Tiwanaku. Localizados em uma área onde atualmente encontram-se Bolívia, Peru e Chile, os tiwanakus viveram entre 500 e 950 d.C e formaram uma das primeiras cidades andinas, que recebeu o nome Tiwanaku em homenagem aos habitantes.

Em comparação aos incas, há pouca evidência arqueológica da civilização Tiwanaku, que pode ser identificada pela grafia Tiahuanacu e Tihunaco. Como o povo não tinha uma linguagem escrita, até recentemente se sabia pouco sobre ele. Entre os fatos conhecidos, estavam que a pesca e a agricultura era uma das principais atividades, responsáveis pelo desenvolvimento da subsistência e da consolidação de poder. Os hábitos da civilização ainda incluíam o artesanato e cultos religiosos.

Um estudo divulgado recentemente pelo periódico Proceedings of the National Academy of Sciences revelou mais detalhes sobre o povo. De acordo com a pesquisa, escavações arqueológicas subaquáticas localizaram itens nas proximidades do lago Titicaca, na fronteira da Bolívia com o Peru, que contam melhor a história dos tiwanakus. Entre as descobertas estão esculturas semipreciosas, como um puma de lápis-lazúli, e iconografias religiosas, por exemplo medalhões de ouro representando divindades, simbolizando o papel da religião no local.

Além dos objetos, foram encontrados vestígios de rituais de sacrifício praticados na região habitada pela civilização. Ossadas de jovens lhamas sugerem que elas eram jogadas no lago durante os rituais, provavelmente sacrificadas com incisões na altura do peito. Em entrevista ao Instituto Smithsonian, Charles Stanish, arqueólogo da Universidade do Sul da Flórida e um dos autores do estudo, disse que os rituais provavelmente eram praticados como legitimação da elite da cultura Tiwanaku.


SÍTIO ARQUEOLÓGICOS DOS TIWANAKU (FOTO: WIKIMEDIA COMMONS)

Pesquisas anteriores já haviam descoberto que Tiwanaku foi uma das cidades de maior altitude no mundo antigo e chegou a ter mais de 30 mil habitantes, além de ser dividida em bairros residenciais bem definidos. A maior construção era a Pirâmide de Akapana, uma das principais áreas políticas e sagradas da região.

O desaparecimento da civilização aconteceu com a escassez de alimentos por razões climáticas, na mesma época do declínio do povo Wari, no Peru. Séculos depois, o Império Inca transformou o que restou de Tiwanaku em um importante centro de rituais, possivelmente relacionando seu legado à civilização anterior como forma de validar o poder.

"Mesmo após o seu abandono, o local continuou a ser um importante local religioso para a população local", escreveu o arqueólogo Alexei Vranich, da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) em um artigo para a revista Archaeology. Em 2000, Tiwanaku foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. O acesso mais fácil para visitar o sítio arqueológico é a partir de La Paz, na Bolívia, que fica a 71 quilômetros do local.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s