Pular para o conteúdo principal

Ecolocalização: o que os seres humanos podem aprender com os golfinhos


Assim com os golfinhos, os seres humanos são capazes de usar o som para se localizar (BBC/GETTY IMAGES)

Sophie Hardach
BBC Future

Estou sentada em frente à mesa de jantar de olhos fechados, movendo um prato para frente e para trás, enquanto repito: "Teste! Teste! Teste!". Pode parecer esquisito, mas estou tentando aprender a fascinante técnica da ecolocalização: navegar pelo mundo por meio do eco, como um morcego ou um golfinho.

A ecolocalização ganhou destaque nos últimos anos como um recurso que alguns cegos utilizam para mapear o que está a sua volta com uma precisão espantosa. Eles podem detectar a localização de árvores, edifícios ou portas, fazendo "estalos" com a boca e ouvindo o eco.

Uma pesquisa mostrou, no entanto, que qualquer pessoa - não só quem tem deficiência visual - pode aprender noções básicas deste sistema de orientação espacial.

Além disso, cada vez mais estudos nos encorajam a expandir nosso potencial sensorial - despertando sentidos que foram esquecidos, reprimidos ou até mesmo considerados fora do alcance dos seres humanos.

A ecolocalização humana é reconhecida como um conceito desde os anos 1940. Mas só foi estudada sistematicamente na última década, tanto como uma habilidade com potencial transformador para pessoas cegas, quanto como uma forma de entender como nosso cérebro lida com informações sensoriais.


Algumas pessoas são especialistas em navegar pelo mundo por meio do eco (BBC/GETTY IMAGES)

"Nós avaliamos os melhores ecolocalizadores humanos, que chamamos de 'especialistas em eco'", diz Lore Thaler, professora de psicologia da Universidade de Durham, no Reino Unido, uma das maiores especialistas em ecolocalização humana do mundo.

"Normalmente, são pessoas que usam (a ecolocalização) há muito tempo e mostram uma boa acuidade (capacidade de percepção). São capazes de fazer coisas que, se você é novo nisso, simplesmente não consegue. "

Audiovisual

Apenas fazendo "estalos" com a língua, especialistas em eco conseguem detectar se um objeto - como um disco - que está a um metro de distância deles mudou de lugar.

Podem dizer se um corpo a dois metros de distância é um poste de luz, um carro ou uma árvore. E mesmo os novatos conseguem identificar uma parede a mais de 30 metros.


A ecolocalização pode ser transformadora para pessoas cegas (BBC/GETTY IMAGES)

Isso não significa que a ecolocalização ofereça às pessoas a mesma precisão que a visão. Algumas espécies de morcegos podem usar a emissão de ultrassom para caçar mariposas, mas os ecolocalizadores humanos têm dificuldade para rastrear alvos tão pequenos.

E como a ecolocalização só funciona para objetos tridimensionais, ela não pode ser usada para ler textos impressos, por exemplo.

No entanto, Thaler destaca que ainda assim é uma técnica muito poderosa. Usada em conjunto com os suportes tradicionais - como bengalas ou cão-guia -, a ecolocalização pode ser transformadora para pessoas cegas, conforme mostrou sua pesquisa.

Pode ajudá-las a viajar com mais segurança, evitar obstáculos no nível da cabeça e até mesmo reconhecer seu próprio prédio.

"São essas pequenas coisas que podem fazer a diferença em quão confiantes as pessoas são e se ficam felizes ao sair de casa", diz ela.


Para quem tem deficiência visual, a ecolocalização pode fornecer mais controle sobre o espaço que está sendo explorado (BBC/GETTY IMAGES)

Embora Thaler não tenha deficiência visual, ela consegue se "ecolocalizar" e tem ensinado a técnica para adultos e crianças cegas de até três anos.

"Se você enxerga e de repente perde a visão, você realmente perde muito em termos de como acessar as coisas e como fazer para se movimentar", afirma.

"A ecolocalização facilita muito neste sentido, porque oferece mais controle sobre o espaço que você está explorando."

Se você quiser experimentar, tente com um prato ou uma bandeja. Feche os olhos, comece a falar (ou faça um "estalo" com a boca) e mova o objeto para frente e para trás, de um lado para o outro. Preste atenção na mudança do som.

Sem abrir os olhos, você aos poucos será capaz de dizer onde o prato está. Como próximo passo, Thaler sugere rodar lentamente, de olhos fechados, dentro de casa e usar o som para dizer se você está de frente para a parede ou para um cômodo.


O cérebro pode ser capaz de 'enxergar' com os ouvidos (BBC/GETTY IMAGES)

A equipe dela está estudando atualmente imagens do cérebro de pessoas cegas e com visão que estão aprendendo a ecolocalização.

E os resultados preliminares mostraram algo surpreendente: quando as pessoas com visão aprendem a se orientar pelo som, elas usam a parte do cérebro que geralmente diz respeito à visão.

"Costumamos pensar na visão como um sentido que existe por si só e que há certos recursos dedicados a ela", como os olhos e partes específicas do cérebro, diz Thaler.

Mas, em vez disso, nosso cérebro pode ser capaz de processar informações sensoriais de uma maneira um pouco mais flexível - "vendo" com nossos ouvidos, se quiser. É que normalmente, para as pessoas que enxergam, não há razão para isso.

"Se você é uma pessoa que enxerga, na maioria das vezes você obtém as informações espaciais por meio da visão. Há muito pouco incentivo para ampliar seu repertório sensorial, porque para você a visão é suficiente. Então, por que se incomodar?


Nossa visão periférica tende a ser ruim, mas podemos combiná-la com a audição para descobrir onde algo está (BBC/GETTY IMAGES)

Trabalho sensorial em equipe

Na vida cotidiana, nosso verdadeiro superpoder sensorial não está em nenhuma habilidade individual, mas sim na combinação das mesmas. Isso acontece porque cada sentido é relativamente fraco sozinho.

"Muitas vezes, as pessoas ficam bastante surpresas quando são forçadas a usar apenas um [sentido] de uma maneira, com o quanto são ruins nisso", diz James Negen, pesquisador associado do departamento de psicologia da Universidade de Durham.

Nossa visão periférica, por exemplo, é bastante precária. Mas podemos combiná-la com outros sentidos, como a audição, para descobrir onde algo está - um carro se aproximando, por exemplo. Isso é conhecido como a "vantagem da precisão bimodal" e pode ser essencial para algo tão simples quanto atravessar a rua com segurança.


As crianças ainda não têm a habilidade de combinar sentidos diferentes para obter mais precisão (BBC/GETTY IMAGES)

Mas há um porém: as crianças ainda não têm essa habilidade.

"Crianças com menos de 10 anos fazem um monte de coisas que requerem conjugar o que estão vendo e o que estão ouvindo, ou o que estão tocando e aquilo que estão vendo, todos esses diferentes processos sensoriais", diz Negen.

"Mas este aspecto muito específico - quando você coordena dois (sentidos) para ser mais preciso do que um sozinho - as crianças não foram capazes de mostrar em vários estudos."

Para crianças que perderam parte da visão, isso pode ser um obstáculo para a ecolocalização. Já os adultos podem aplicar a técnica juntamente com a visão que restou - e se sair melhor do que se estivessem usando qualquer um dos sentidos sozinho.


Será que temos outros sentidos ocultos à espera de serem descobertos? (BBC/GETTY IMAGES)

Mas as crianças geralmente não conseguem fazer isso. Elas tendem a sintonizar ou a visão ou a audição. A questão é se eles podem aprender a usar os dois sentidos.

Negen e sua equipe conseguiram fazer isso em laboratório. Eles explicaram às crianças como usar cada sentido em determinada tarefa. Elas foram então capazes de combinar os sentidos como um adulto e fazer julgamentos mais precisos. Uma investigação mais aprofundada pode mostrar se este aprendizado terá um efeito duradouro.

Enquanto isso, eu continuo fazendo minhas próprias experiências com a ecolocalização, usando os conselhos de Lore Thaler para iniciantes. Minha maior vitória até agora foi passar por uma porta de olhos fechados, sem tocar nas laterais.

É estranho pensar que essa habilidade esteve dentro de mim a vida toda, inutilizada e despercebida, até ser aflorada por um experimento peculiar com um prato de porcelana.

Quem sabe que outros sentidos ocultos estão esperando para serem descobertos?

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s