Por Patrícia Gnipper
Na órbita da Lua desde junho do ano passado, o satélite chinês Longjiang-2 foi lançado junto com o satélite Queqiao, este que faz a retransmissão dos dados entre a sonda Chang'e 4, que está no lado afastado da Lua, e a Terra. Ambos os satélites trabalham em conjunto para garantir a transmissão de dados com sucesso, e agora o Longjiang-2 acaba de nos presentear com uma bela fotografia do lado afastado da Lua com a Terra ao fundo da mesma imagem.
O telescópio de rádio Dwingeloo (na Holanda) baixou a imagem nesta terça-feira (5), sendo que, no domingo (3), foi enviado um comando para o satélite aproveitar a oportunidade, de acordo com sua localização naquele momento, de fazer esse registro.
Durante os primeiros dias após o pouso da Chang'e 4 no lado afastado da Lua, o satélite precisou ser silenciado para não interferir nas comunicações entre a sonda e a Terra, sendo religado no último final de semana. Então, foi possível fazer o registro, sendo esta a primeira vez em que o Longjiang-2 capturou todo o lado afastado da Lua e a Terra em uma única imagem — e novas fotografias devem chegar nos próximos dias.
This photo of Earth and the Lunar farside, maybe our best ever, was taken yesterday by the Chinese Lunar satellite DSLWP-B (Longjiang-2). The Dwingeloo telescope downloaded the photo from the satellite this morning. More info at https://t.co/sKt7w9mol9 pic.twitter.com/IsnyvqekTz
— Dwingeloo Telescoop (@radiotelescoop) 4 de fevereiro de 2019
FONTE: CAMRAS via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário