Pular para o conteúdo principal

Replicador: Impressora 3D fabrica objetos inteiros usando luz


Além de imprimir o objeto completo de uma vez só, a técnica é muito rápida. [Imagem: Brett E. Kelly et al. - 10.1126/science.aau7114 ]

Replicador

O mundo da impressão 3D deu mais um salto de qualidade.

Em vez de criar objetos camada por camada, uma nova impressora cria estruturas inteiras projetando luz em uma resina que se solidifica ao ser iluminada por um determinado comprimento de onda.

O Replicador, ou sintetizador, foi criado por Brett Kelly e seus colegas da Universidade de Berkeley, nos EUA. A equipe afirma que batizou a impressora 3D fotônica em homenagem às máquinas da saga Jornada nas Estrelas, que podem materializar virtualmente qualquer objeto.

Com tempos de impressão de menos de dois minutos, os pesquisadores produziram uma série de objetos na escala dos centímetros, incluindo uma pequena versão de uma famosa escultura de Rodin, "O Pensador".

O método pode ser particularmente útil para a produção de peças com múltiplos componentes para aplicações em dispositivos médicos específicos para cada paciente e para aplicações em óptica, microfluídica, componentes aeroespaciais e muito mais, diz Kelly.


A técnica foi batizada de impressão por litografia axial computadorizada. [Imagem: Hayden Taylor]

Exame invertido

Na impressão 3D tradicional, materiais líquidos ou em pó são depositados juntos camada por camada. Essa abordagem camada por camada, no entanto, por mais útil que já tenha se mostrado, cria limitações: Imprimir uma peça em torno de outra, por exemplo, é muito difícil.

Kelly desenvolveu um método diferente que envolve girar um material fotossensível em um campo de luz controlado dinamicamente.

Funciona como uma tomografia computadorizada em sentido inverso. Nas máquinas de tomografia computadorizada, um tubo de raios X gira em torno do paciente, tirando várias imagens do interior do corpo. Então, um programa de computador usa as projeções 2D para reconstruir uma imagem 3D.

A equipe percebeu que esse processo pode ser invertido: dado um modelo computacional de um objeto 3D, um programa calcula como ele seria visto de muitos ângulos diferentes e, em seguida, insere as imagens 2D resultantes em um projetor de slides comum, que projeta as imagens em um recipiente cilíndrico contendo um acrilato, um tipo de resina sintética fotossensível.

Essa abordagem permite a impressão de objetos inteiros e complexos em uma única revolução completa da máquina, evitando a necessidade de camadas. A equipe demonstrou tempos de impressão de 30 a 120 segundos para uma série de objetos em escala centimétrica.

Bibliografia:

Volumetric additive manufacturing via tomographic reconstruction
Brett E. Kelly, Indrasen Bhattacharya, Hossein Heidari, Maxim Shusteff, Christopher M. Spadaccini, Hayden K. Taylor
Science
Vol.: eaau7114
DOI: 10.1126/science.aau7114

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s