Pular para o conteúdo principal

Rover marciano da ESA homenageia Rosalind Franklin, a "mãe" do DNA



Por Patrícia Gnipper

A agência espacial europeia (ESA), junto com a Roscosmos (agência espacial da Rússia), vem desenvolvendo o projeto ExoMars, que enviará um rover à superfície de Marte em 2020 com o objetivo principal de buscar por assinaturas de vida. Agora, o rover foi batizado com o nome de Rosalind Franklin, a injustiçada "mãe" do DNA.

O veículo de seis rodas está sendo montado pela Airbus no Reino Unido, equipado com instrumentos científicos diversos e uma broca para perfurar o solo em busca de bioassinaturas. Sendo assim, dar ao rover o nome de uma cientista que desempenhou papel essencial na descoberta da estrutura do ácido desoxirribonucleico faz todo sentido.

A previsão de finalização da construção do robô é para o final de julho, quando a máquina será transportada a um centro de testes da Airbus na França. Então, o rover Franklin será integrado à sua cápsula de transporte, ficando pronto para que os russos façam o lançamento. O robô será enviado, de acordo com a programação oficial, entre os dias 25 de julho e 13 de agosto do ano que vem, chegando a Marte em março de 2021.

Sobre Rosalind Franklin



A cientista conseguiu registrar duas imagens de raios-X com a estrutura do ácido desoxirribonucleico, permitindo que James Watson e Francis Crick decifrassem a forma de dupla hélice do DNA. Ou seja: a dupla, que ganhou os méritos e reconhecimento quanto à descoberta do DNA, não teria conseguido fazer nada disso se não fosse a descoberta inicial de Franklin, que morreu prematuramente em decorrência de um câncer de ovário (em 1958, aos 37 anos) e, portanto, sem o devido reconhecimento.

Rosalind, em 1952, investigava o arranjo atômico do DNA usando suas habilidades na manipulação de raios-X para criar imagens a serem analisadas. Uma de suas fotos foi usada pela dupla Crick e Watson para a construção do primeiro modelo tridimensional da macromolécula de dois filamentos, o que permitiu a compreensão de com o DNA armazena, copia e transmite o chamado "código genético da vida". A dupla recebeu o Prêmio Nobel em 1962, e Franklin não foi mencionada pois Nobels não são concedidos postumamente.

E, ainda que tenha se dedicado à ciência no campo da biologia, Rosalind Franklin também era empolgada com os avanços da ciência espacial de sua época. Sua irmã, Jenifer Glynn, contou à BBC que em uma visita feita a Rosalind no hospital, já em seu último ano de vida, "ela estava animada com a notícia do satélite soviético Sputnik, o início da exploração espacial". Mas o que "ela nunca poderia imaginar é que, mais de 60 anos depois, haveria um rover enviado a Marte com seu nome, e de alguma forma isso torna esse projeto ainda mais especial", finaliza a irmã da cientista que, apesar das injustiças, tem seu nome marcado na história da ciência.



FONTE: ESA, BBC via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s