Pular para o conteúdo principal

A ciência pode estar próxima de criar robôs autoconscientes



Por Jessica Pinheiro

Para o bem ou para o mal, a ciência pode estar se aproximando de criar robôs autoconscientes, de acordo com um artigo publicado na Science Robotics. Isso significa que as máquinas podem estar próximas de pensarem, agirem e aprenderem como humanos fazem, adaptando-se às mais diversas situações ao longo de suas vidas.

Até então, os seres artificiais só conseguiam executar essas ações usando simuladores e padrões fornecidos por humanos. Contudo, os pesquisadores da Columbia Engineering fizeram um grande avanço no ramo da robótica: criaram um robô que literalmente “se vira” sozinho.

O ser artificial não possui conhecimento prévio de física, geometria ou dinâmica de motor, tampouco sabe o que ele próprio é, pois não consegue reconhecer sua forma. Então, após algumas informações e um dia de computação intensiva, o robô criou padrões próprios se projetou em uma situação futura para avaliar as condições e possibilidades.

O "autosimulador" é feito internamente e, com ele, o robô consegue se observar e se adaptar a diferentes situações, além de lidar com novas tarefas e detectar e reparar danos em seu próprio corpo. Até então, os robôs só conseguiam se operar graças a um modelo humano.

Mas para se tornarem independentes e conseguirem lidar com imprevistos (criados por seus criadores, inclusive), as próprias máquinas precisam aprender a se simular diante dessas situações, certo? Foi o que questionou Hod Lipson, professor de engenharia mecânica e diretor do laboratório onde a pesquisa foi conduzida.

O estudo fez uso de um braço robótico articulado, que inicialmente se movia aleatoriamente e apenas acumulava trajetórias, sem grandes avanços. Apesar de bastante impreciso, o robô sequer sabia o que era ou como suas juntas estavam conectadas.


(Imagem: Robert Kwiatkowski/Columbia Engineering)

Para criar a "autosimulação", o robô fez uso de aprendizagem profunda. Em menos de 35 horas de treinamento, o ser artificial tornou-se consistente e conseguiu simular internamente tarefas de “pegar e mover” repetidamente. Tudo isso usando um sistema de malha fechada.

A malha fechada, vale ressaltar, é um sistema para motores com injeção eletrônica, onde os sensores enviam informações ao motor, definindo o tempo de injeção base, mas sempre contando com um sensor de oxigênio para recalibrar a quantidade e, assim, melhorar e economizar a queima de combustão. A malha aberta funciona de forma parecida, mas sem um sensor de oxigênio.

O sistema de malha fechada foi usado para que, ao final de cada trajetória onde o braço agarrava um objeto e o movia para dentro de um recipiente, o robô pudesse ele mesmo se reajustar para reiniciar o mesmo movimento. Após algum tempo, ele conseguiu depositar todos os itens dentro de um copo, usando seu próprio padrão de repetição de movimentos, com 100% de sucesso.

Quando o estudo usou de um sistema de malha aberta para a tarefa, mesmo com padrões e autosimulações criadas pelo próprio robô internamente, sem nenhum feedback externo, a mesma tarefa de agarrar e depositar objetos obteve uma taxa de sucesso de 44%. Além disso, outra tarefa também foi atribuída ao robô: escrever um texto usando um marcador.

Para esta etapa, os pesquisadores também atribuíram uma dose extra de improviso, a fim de avaliar se o braço mecânico poderia detectar mudanças ou danos em si mesmo. Para isso, imprimiram uma peça em uma impressora 3D e a encaixaram no robô. O braço mecânico foi foi capaz de detectar a alteração em sua própria extensão e reajustou seus padrões e suas autosimulações.

A partir de então, mesmo com um corpo “deformado”, o braço conseguiu reconfigurar a si mesmo e executou sua tarefa com pouca perda de desempenho. Lipson observou que a auto-imagem pode ser a chave para permitir que os robôs expandam seus conhecimentos para além da chamada IA Aplicada, executando movimentos e ações mais generalizadas.


(Imagem: Robert Kwiatkowski/Columbia Engineering)

“Isso é, talvez o que uma criança recém-nascida faz em seu berço, à medida que aprende o que é”, disse Lipton. “Acreditamos que essa vantagem também pode ter sido a origem evolutiva da autoconsciência nos seres humanos”.

Lipton também acrescentou: “Embora a capacidade do nosso robô de se projetar ainda seja modesta se comparada com os humanos, acreditamos que essa técnica levará ao caminho da autoconsciência”.

Para o pesquisador, a robótica e a inteligência artificial podem oferecer uma nova janela para a evolução da consciência em máquinas. “Filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos vêm questionando a autoconsciência há milênios, mas têm-se feito relativamente poucos progressos”. Lipton também diz que “ainda escondemos nossa falta de compreensão com termos subjetivos como ‘tecido da realidade’, mas os robôs agora nos obrigam a traduzir essas concepções vagas em algoritmos e mecanismos concretos”. Por outro lado, Lipton e sua equipe têm consciência das implicações éticas que seu estudo pode causar.

“A autoconsciência levará a sistemas mais resilientes e adaptativos, mas também pode significar certa perda de controle. É uma tecnologia poderosa, mas deve ser manuseada com cuidado”, alerta o especialista.

O próximo passo do estudo é entender se os robôs conseguem criar padrões não apenas para seus corpos, mas também para suas “mentes”, e assim pensarem como humanos são capazes de fazer.

FONTE: Eureka Alert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s