Pular para o conteúdo principal

Foto capturada da órbita lunar mostra sonda chinesa no lado oculto da Lua


As setas indicam a posição da sonda Chang'e 4 no chão da cratera de Von Kármán. A cratera afiada atrás e à esquerda do local de pouso é de 3900 metros de diâmetro (12.800 pés) e 600 metros (1.970 pés) de profundidade. LROC NAC M1303521387LR
Créditos: NASA / GSFC / Arizona State University

Por George Dvorsky

Uma imagem capturada pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar da NASA mostra o local de pouso do Chang’e 4, no lado oculto da Lua, a uma distância de mais de 300 quilômetros. Ela mostra tanto a sonda quanto a desolada paisagem lunar ao seu redor.

A Terra tem seu quinhão de paisagens estéreis, mas há algo realmente triste e ameaçador na Lua. Já sabemos que é um lugar morto e escuro, mas essa foto em preto e branco deixa isso ainda mais destacado. A sonda chinesa Chang’e 4 aparece como uma mancha de dois pixels de largura, proporcionando um incrível senso de escala.

Quando a sonda Chang’e 4 chegou ao lado oculto da Lua no início de janeiro, ela caiu no chão da cratera de Von Kármán — que tem esse nome como homenagem a Theodore von Kármán, um dos cientistas pioneiros do programa espacial norte-americano. Essa grande cratera de impacto se formou há cerca de 3,9 bilhões de anos e mede aproximadamente de 186 quilômetros de diâmetro.

Em 30 de janeiro de 2019, o orbitador de Reconhecimento Lunar (ou LRO, na sigla em inglês) da NASA se aproximou do local de pouso a partir do leste, tirando a foto a uma distância de 330 quilômetros da sonda Chang’e 4. A sonda chinesa aparece como um pequeno ponto branco, e seu companheiro móvel, o Yutu 2, é tão pequeno que não pode ser visto.

A grande cratera dentro do lugar de pouso mede quase 4 quilômetros de diâmetro e tem cerca de 600 metros de profundidade, segundo a NASA. Olhando a área, dá para ver a parede oeste de Von Kármán — uma cadeia montanhosa que se estende por mais de 3 km acima do nível da cratera.


Imagem: NASA/GSFC/Arizona State University

Uma foto ampliada (acima) do local de pouso mostra a cena com mais detalhes. Há uma grande cratera (à direita das setas) perto da Chang’e 4, medindo cerca de 440 metros de diâmetro.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a NASA usa seu orbitador para localizar um módulo chinês na Lua. Em dezembro de 2013, o LRO avistou o pousador Chang’e 3 e o veículo ​​Yutu a uma distância de 150 quilômetros. O Chang’e 3 pousou no lado mais próximo da Lua, mas parou de funcionar logo após o pouso.

[NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s