Pular para o conteúdo principal

A Via Láctea não é um disco totalmente plano e deve ter bordas distorcidas


Uma impressão ligeiramente exagerada da forma real da nossa Via Láctea, que apresenta um formato parecido com um disco que vai ao chão e fica oscilando antes de cair totalmente.[Imagem: Xiaodian Chen/NAO/CAS]

Por Patrícia Gnipper

Um novo estudo, publicado na Nature Astronomy, revela que a nossa galáxia não é exatamente um disco plano como se acreditava até então, tendo, na verdade, bordas distorcidas.

Como vivemos na Via Láctea, não temos como observar o formato de nossa galáxia à distância, como fazemos com as outras galáxias e, por isso, precisamos estudar galáxias similares para estimarmos como é a aparência verdadeira da nossa. Andrômeda, por exemplo, é maior do que a Via Láctea, mas ambas são muito grandes, ambas são galáxias espirais e ambas têm mais ou menos a mesma idade. Portanto, Andrômeda serve como comparativo para tirarmos conclusões sobre a nossa galáxia.

Mas, de acordo com o novo estudo, astrofísicos descobriram que quanto mais longe do centro galáctico, mais distorcido e torcido o disco da Via Láctea se torna. Então, o plano galáctico da nossa galáxia não é uma linha reta, parecendo-se mais como uma letra "S" alongada. E essa conclusão foi possível a partir de novas medições das distâncias de estrelas nas regiões externas da galáxia.


Em cima: Distribuição 3D das Cefeidas Clássicas no disco empenado da Via Láctea. Embaixo: Precessão da linha de nós helicoidais com raio galactocêntrico. [Imagem: CHEN Xiaodian]

Essas estrelas são do tipo Cefeida, gigantes ou supergigantes amarelas que são bastante massivas e brilhantes, que pulsam a uma frequência precisa e, portanto, permitem aos astrônomos calcularem sua magnitude absoluta, o que, por sua vez, permite o cálculo das distâncias dessas estrelas, que fazem parte da classe variável pulsante.

Os cientistas usaram a radiação infravermelha para fazer as medições, já que essa radiação pode penetrar nas nuvens de gás e poeira que ficam entre nós e as estrelas, resultando em dados mais precisos do que a observação do espectro óptico (pois a percepção do brilho das estrelas pode ser atrapalhada pelas nuvens de gás e poeira). De acordo com o astrofísico Richard de Grijs, da Universidade Macquarie, a equipe usou um novo catálogo de observações infravermelhas obtidas com o observatório espacial WISE, o que permitiu determinar as distâncias das Cefeidas com incertezas de menos de 3 a 5%.

Então, combinando essas observações com suas aparentes localizações no céu, a equipe criou um mapa tridimensional da Via Láctea, constatando que o modelo não era exatamente o de um disco achatado. Não é algo incomum encontrarmos galáxias espirais com bordas deformadas, mas no caso da Via Láctea em espacial a descoberta é interessante pois essas bordas distorcidas incluem estrelas. Para de Grijs, "a precessão do disco parece implicar que o disco interno maciço da Via Láctea pode ter forçado o disco externo a seguir sua rotação, mas a rotação do disco externo fica para trás, o que causa a torção".

O estudo nos dá uma melhor compreensão da estrutura tridimensional e dinâmica da nossa galáxia, e ajudará os cientistas a entenderem melhor o relacionamento da Via Láctea com suas galáxias-satélites, em especial a Grande Nuvem de Magalhães, que deverá se colidir com a nossa galáxia dentro de 2 bilhões de anos — antes mesmo da colisão com a galáxia de Andrômeda, que deve acontecer somente em 4 bilhões de anos.


A galáxia ESO 510-G13 tem estrutura de disco retorcido, e a Via Láctea deve ter bordas deformadas de acordo com o novo estudo (Foto: NASA)

FONTE: Science Alert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s