Pular para o conteúdo principal

Imagem incrível mostra ‘jato estelar' perto da Via Láctea


GRANDE NUVEM DE MAGALHÃES (FOTO: ESO, A MCLEOD ET AL)

A foto foi tirada pelos pesquisadores do Observatório Europeu do Sul, usando o Very Large Telescope (VLT)

Pela primeira vez, cientistas obtiveram uma imagem inédita de um “jato estelar” fora da Via Láctea. A foto tirada pelo Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), mostra um jato fino e que se estende por quase 33 anos-luz. A novidade foi publicada na revista científicaNature.

Esse tipo de fenômeno geralmente acontece com estrelas pequenas e jovens, mas nunca havia sido observado fora da nossa galáxia. O registro dos cientistas revela um jato na Grande Nuvem de Magalhães, uma região rica em hidrogênio e conhecida por ser um “berçário” estelar. Graças a essas estrelas recém-formadas, o gás hidrogênio é ionizado e passa a esculpir as bolhas gigantes observadas na imagem.


No interior desta nuvem resplandescente da região HII LHA 120-N 180B, o MUSE descobriu um jato sendo lançado por uma estrela jovem — um jovem objeto estelar massivo. Trata-se da primeira vez que um tal jato é observado no visível fora da Via Láctea, uma vez que normalmente estes objetos encontram-se obscurecidos pela poeira que os rodeia, o que significa que apenas podem ser detectados nos comprimentos de onda do infravermelho ou do rádio por telescópios como o ALMA. No entanto, o meio relativamente livre de poeira da Grande Nuvem de Magalhães permite-nos observar este jato (chamado Herbig–Haro 1177 ou HH 1177) nos comprimentos de onda do visível. Com uma dimensão de quase 33 anos-luz, trata-se de um dos jatos deste tipo mais compridos já observados.

As regiões azul e vermelha da imagem mostram o jato, que foi detectado como picos de emissão, desviados para o azul e para o vermelho, da linha de Hα.

Crédito:
ESO, A McLeod et al.

A partir do clique feito pelo telescópio, os astrônomos do ESO conseguiram concluir que o jato HH 1177 — como foi nomeado — foi produzido por uma “estrela bebê” com massa 12 vezes maior que o nosso Sol. O HH 1177 também entrou para a lista de um dos jatos mais longos já observados.

Agora, os pesquisadores esperam que a foto possa ajudar a esclarecer a forma como novas estrelas são formadas. Como o HH 1177 não se dispersa enquanto viaja, imagina-se que ele possa ser uma versão ampliada do que acontece com estrelas menores. A hipótese é de que a formação de astros massivos e estrelas jovens seja bastante parecida.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s