Pular para o conteúdo principal

A icônica foto “Nascer da Terra”, feita pela Apollo 8, continua a impressionar mesmo após 50 anos



Por George Dvorsky

Em 24 de dezembro de 1968, os astronautas da Apollo 8 William Anders, Jim Lovell e Frank Borman alcançaram a órbita lunar, permitindo que eles fossem os primeiros humanos na história para testemunharem o Earthrise (“Nascer da Terra”), a foto icônica em que a Terra surge parcialmente na sombra, como se fosse um nascer de Sol.

Foi durante a quarta órbita ao redor da Lua que a foto icônica foi tirada. “Oh, meu Deus, veja esta imagem aqui!”, exclamou Anders. “É a Terra surgindo. E ela é linda!”



Anders pegou sua câmera e capturou a cena. Atualmente, a imagem Earthrise é frequentemente usada para provar que a Terra não é plana. No entanto, a foto foi, na verdade, tirada na orientação vertical (como mostrado aqui). Olhando a foto, você pode ver as linhas de nascer do Sol se estendendo pela África e Antártida, enquanto as Américas do Sul e do Norte estão fortemente envolta de nuvens.



Uma foto preta e branca tirada do Earthrise foi tirada no mesmo dia, mostrando a Terra surgindo em uma superfície de orientação horizontal. A imagem, provavelmente tirada por Anders, foi capturada quando a cápsula Apollo 8 estava a 100 graus de longitude lunar leste, mostrando uma linha de horizonte lunar que se estende por 570 quilômetros.

De volta à Terra, cerca de 500 milhões de pessoas sintonizaram a transmissão ao vivo de Natal — a maior audiência da TV naquela época.

“Disseram para a gente que o evento de Natal teria a maior audiência a ouvir uma voz humana”, disse Borman em 2008, durante o aniversário da missão Apollo. “E as únicas instruções que tivemos da NASA foi para fazer algo apropriado.”

Lovell disse que a “vasta solidão” que ele sentia ao circular pela Lua era “inspiradora”, e que fez com que ele “percebesse o que se tem na Terra”. Ele descreveu seu planeta como um “grande oásis na imensidão do espaço.”

Olhando a Lua, Borman ficou impressionado pela sua aparência morta e sem vida.

“A Lua é algo diferente para cada um de nós. Acho que cada um de nós — cada um carrega sua impressão sobre o que foi visto naquele dia”, disse Borman. “Sei que a minha impressão foi a de um tipo de existência vasta, solitária e proibitiva, uma grande extensão de nada, que se parecem mais como nuvens e nuvens de pedra-pomes, e certamente não parecia ser o tipo de lugar convidativo para viver ou trabalhar.”

No dia seguinte — o Natal de 1968 — a tripulação da Apollo 8 deixou a órbita lunar e voltou para casa. Lovell confirmou o acionamento dos motores ao pessoal do controle da missão dizendo “por favor, pode informar que o Papai Noel existe”.



"Apesar da vasta distância que tornou a fotografia possível, nós não perdemos nossa conexão com o mundo natural, nós o redescobrimos. Nós víamos, pela primeira vez, nosso lar junto no cosmos” – Sr. David Attenborough

Após cinquenta anos, é fácil pensar na existência dessas fotos, mas elas foram as primeiras a mostrar nosso planeta no contexto com outro corpo celestial. Muitas fotos foram tiradas da Terra e da Lua desde então, mas há algo especial nesta imagem do “Nascer da Terra” — uma imagem que continua a inspirar, dar esperança e colocar nosso lugar no cosmo em perspectiva.





[NASA Earth Observatory]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s