Pular para o conteúdo principal

Recém-descoberto, núcleo sólido de Mercúrio tem o tamanho próximo ao da Terra



Por Ryan F. Mandelbaum

Uma nova análise descobriu que Mercúrio tem um núcleo interno sólido, assim como a Terra. Ele, aliás, é quase do mesmo tamanho do núcleo sólido do nosso planeta.

Eu sei que estou sendo parcial aqui, mas Mercúrio é um planeta incrível e misterioso que vem oferecendo resultados bastante interessantes para os cientistas. Uma das coisas mais intrigantes, talvez, seja que ele gera seu próprio campo magnético a partir do movimento profundo no interior do planeta. A mesma coisa acontece com a Terra. A descoberta de um núcleo interno sólido de Mercúrio poderia ajudar os cientistas a entender melhor ambos os planetas.

“Um conhecimento aprimorado do tamanho do núcleo interno sólido fornece informações cruciais sobre a história do interior do planeta e, consequentemente, do seu campo magnético”, disse Antonio Genova, professor assistente da Sapienza Università di Roma e principal autor do estudo, ao Gizmodo em um e-mail. “A solidificação do núcleo tem um papel importante também no interior da Terra e na evolução do campo magnético.”

A mais recente sonda a estudar o planeta perto foi a MESSENGER — que significa “MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging”, algo como “órbita, geoquímica, ambiente espacial e superfície de Mercúrio”, em tradução livre. Ela foi lançada em 2004 e orbitou Mercúrio entre 2011 e 2015.

Durante essa missão, a sonda obteve medidas detalhadas da superfície do planeta, campo gravitacional e rotação. Os cientistas esperavam que isso revelasse o que Mercúrio tinha no interior. Mais recentemente, os cientistas reanalisaram os instrumentos científicos de rádio da sonda, levando em conta uma nova técnica para determinar com precisão a órbita do planeta.

Isso resultou em novas estimativas para o campo gravitacional do planeta, de acordo com o artigo publicado recentemente na Geophysical Research Letters. Esses resultados demonstraram que o planeta tem um núcleo interno sólido que responde por cerca de 30% a 70% do raio total do núcleo de Mercúrio.

“Mercúrio é agora o segundo planeta rochoso — depois da Terra — em que temos evidências de um núcleo interno sólido”, disse Sean Solomon, principal pesquisador da missão MESSENGER, ao Gizmodo.

O valor não é exato, mas a mera presença de um núcleo interno sólido diz algo importante. Ela ajuda os cientistas a entender melhor como o planeta gera seu campo magnético. Na Terra, os cientistas atribuem nosso próprio campo magnético ao dínamo, calor do núcleo interno combinado com o movimento de rotação do metal no núcleo externo líquido.

O interior de Mercúrio também está esfriando, como demonstrado pelo formato do terreno gerado pela contração da superfície. O tamanho do núcleo interno sólido ajudará os cientistas a entender melhor esse resfriamento, segundo Solomon.

Mas pense no planeta em comparação com o nosso planeta: se o núcleo sólido ocupasse metade do raio do núcleo de Mercúrio, isso equivaleria a cerca de mil quilômetros, segundo cálculos do artigo. Isso seria mais de 40% do raio total do planeta, que é de menos de 2.500 quilômetros.

Por outro lado, o núcleo sólido da Terra tem cerca de 1.200 quilômetros de raio, o que representa menos de um quinto do raio total de 6.370 quilômetros do nosso planeta. Os cientistas se perguntam sobre as razões dessas diferenças.

Felizmente, há outra missão a caminho do planeta interior rochoso, a chamada BepiColombo. Esperamos que os cientistas resolvam em breve alguns dos mistérios de Mercúrio.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s