Pular para o conteúdo principal

Cientistas afirmam ter registrado o "evento mais raro" já presenciado


Equipe observou a estabilização de um átomo radioativo de xenônio-124: de acordo com as estimativas, tal fenômeno só aconteceria nos próximos bilhões de anos

Graças ao detector de matéria escura XENON1T, um grupo de cientistas viu o que afirmam ser o "evento mais raro" já presenciado. A equipe vivenciou o decaimento radioativo de um átomo de xenônio-124, que demora bilhões de anos para acontecer. O decaimento ocorre quando núcleos de átomos de um determinando elemento deixam de emitir radiações para ficarem mais estabilizados.

Para explicar melhor, o xenônio é um gás nobre, e esse isótopo da substância tem meia-vida de 18 bilhões de trilhões de anos — o que corresponde a mais de 1 trilhão de vezes a idade do Universo. Vale lembrar que a meia-vida é uma medida probabilística do tempo necessário para que exatamente metade dos isótopos de átomos radioativos se desintegre.

Assim, o tempo que levaria para que metade dos átomos em uma substância radioativa, como o xenônio, se decompusesse, é de 18 bilhões de trilhões de anos —, o que não significa que tal evento só ocorra uma vez nesse período.

"Nós realmente vimos esse decaimento acontecer. É o processo mais longo e mais lento que já foi observado diretamente, e nosso detector de matéria escura foi sensível o suficiente para medi-lo", disse o co-autor Ethan Brown, em comunicado. "É incrível ter testemunhado esse processo, e [isso] revela que nosso detector pode medir a coisa mais rara já registrada".


XENON1T (FOTO: XENON1T.ORG)

O detector contava com 3,5 quilos de xenônio, cerca de 17 bilhões de bilhões de átomos (1701×10^28), dos quais um único decaiu e foi detectado pelo dispositivo —, apesar de não ter sido projetado para essa tarefa específica.

Os cientistas esperam que uma partícula de matéria escura colida, acidentalmente, em uma de xenônio, criando um flash de luz observável. O gás nobre foi escolhido porque é extremamente estável (como mostra essa pesquisa) e, por estar no subsolo, o detector é protegido dos raios cósmicos.

Todo o sistema está sendo atualizado para se tornar XENONnT, e em breve terá 8 toneladas a mais de xenônio, onde outras experiências poderão ser realizadas em grande escala.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/