Pular para o conteúdo principal

Consumo de cerveja sustentou antiga sociedade peruana, diz estudo


A BEBIDA "CHICHA" ERA SERVIDA EM VASOS DE CERÂMICA COMO OS DA FOTO ( DIREITA) EM CERRO BAÚL, NAS MONTANHAS DA PARTE SUL DO PERU ( ESQUERDA) DURANTE IMPÉRIO DE TIAUANACO-HUARI. (FOTO: MUSEU FIELD DE HISTÓRIA NATURAL DE CHICAGO)

Bebida teria contribuído para a união do povo do Império de Tiauanaco-Huari, que existiu há mais de mil anos

Um time de arqueólogos dos Estados Unidos publicou um estudo que revela a importância do consumo de cerveja para o fortalecimento de traços culturais e a estabilidade política do império de Tiauanaco-Huari, que existiu no Peru há cerca de mil anos, entre 600 a.C a 1100 a.C. De acordo com os pesquisadores, essa foi uma das civilizações que deu origem ao povo Inca, uma das mais conhecidas sociedades latino-americanas.

“Esse estudo nos ajuda a entender como a cerveja ajudou na criação de organizações políticas complexas”, contou em comunicado, Ryan Williams, um dos autores do estudo e curador associado do Museu Field de História Natural de Chicago, Illinois, nos EUA.

Os pesquisadores encontraram em Cerro Baúl, nas montanhas da parte sul do Peru, um local de produção de cerveja que teria pertencido ao povo Huari, que tomava as bebidas em vasos de cerâmica.

Os itens encontrados na região foram analisados com diferentes técnicas, incluindo o uso de um laser para remover a poeira encrustada nos vasos, a fim de analisar a composição do conteúdo presente nas peças de cerâmica.


EM PARCERIA COM FABRICANTES DE CERVEJA PERUANOS, PESQUISADORES RECONSTITUÍRAM A FABRICAÇÃO DA "CHUCHA", QUE ERA CONSUMIDA PELA SOCIEDADE DO IMPÉRIO DE TIAUANACO-HUARI (FOTO: MUSEU FIELD DE HISTÓRIA NATURAL DE CHICAGO)

A bebida consumida era chamada de chicha e tinha prazo de validade de apenas uma semana após a produção. “Fabricar chicha é um processo complicado que requer experiência. Os experimentos nos ensinaram muito sobre como era a fabricação de chicha nas ruínas de uma construção e quanto trabalho e tempo faziam parte do processo”, relatou Donna Nash, co-autora do estudo e curadora adjunta do Museu Field de História Natural de Chicago.

Os pesquisadores ainda trabalharam com fabricantes de cerveja peruanos para recriar o processo de produção e checar se os ingredientes da chicha realmente podiam ser transferidos para os vasos.

Eles descobriram que a bebida era feita de pimentas que podiam nascer em regiões secas. A bebida não era produzida fora de Cerro Baúl, por isso, os demais membros da civilização tinham que vir até festivais da região, onde bebiam nos vasos de cerâmica, que eram ornamentados com deuses e líderes do império de Tiauanaco-Huari.

“As pessoas tinham que ir até o local para reafirmar a sua filiação com os deuses e talvez levar tributos e jurar lealdade ao Estado Huari”, explicou Williams. “ Acreditamos que os sistemas de fabricação e consumo de cerveja formaram uma unidade entre essas populações, mantendo-as juntas”.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s