Pular para o conteúdo principal

NASA privatizará próximas missões para a Lua


Pela primeira vez a agência espacial norte-americana contratará empresas privadas para realizar o transporte de carga para o espaço - SUPERFÍCIE DA LUA (FOTO: DIVULGAÇÃO/NASA)

Pela primeira vez na história da NASA, a agência espacial norte-americana terceirizará uma missão para o espaço profundo. Se anteriormente empresas como a SpaceX e a Boeing já entregaram cargas até a Estação Espacial Internacional, e assinaram contratos para levar tripulação, agora é para a Lua que empresas privadas levarão os experimentos científicos.

Em um anúncio na quinta-feira, 29 de novembro, a agência espacial nomeou as organizações que agora são elegíveis para transportar cargas de ciência e tecnologia para a superfície lunar. Elas incluem companhias de longa data na indústria aeroespacial, como a Lockheed Martin, mas são na maioria nomes mais novos, como a Astrobotic, de Pittsburgh, e a Masten Space Systems, em Mojave, Califórnia.

O Serviço Comercial de Carga Lunar (CLPS) é uma prioridade do administrador da NASA, Jim Bridenstine, que disse em maio que alavancar as capacidades comerciais permitiria acesso mais freqüente e acessível à superfície lunar. “Mais missões, mais ciência”, prometeu um comunicado de imprensa sobre o programa CLPS.

O primeiro projeto privado poderá voar já em 2019, e a NASA espera enviar anualmente duas cargas pelos próximos 10 anos. De acordo com reportagem do The Washington Post, a maioria das empresas envolvidas nunca usou uma espaçonave dessa complexidade e escala, e Bridenstine reconheceu que algumas das missões do CLPS provavelmente não conseguirão uma aterrissagem “suave” na superfície lunar.

O presidente Donald Trump nomeou o envio de astronautas norte-americanos para a Lua como meta para sua administração. Sua Diretiva de Políticas Espaciais 1, assinada em dezembro passado, dirige a NASA para colaborar com o setor privado no retorno à Lua a caminho de uma missão de longo prazo a Marte.


SEDE DA NASA (FOTO: FLICKR/FRANCISCO SCHMIDT)

Mas muitos críticos dizem que a NASA não parece estar a caminho de enviar astronautas para qualquer lugar além da órbita baixa da Terra. O orçamento da agência está parado há décadas, seu novo foguete já superou em muito o orçamento previsto, estimado em US$9 bilhões, e dois anos atrasado, e o foco muda a cada presidência.

Nenhuma espaçonave norte-americana aterrissou na Lua desde a última missão Apollo em 1972, e faz 50 anos desde que a NASA enviou pela última vez uma missão robótica para a superfície lunar. No início deste ano, a NASA chocou os cientistas ao cancelar a missão Resource Prospector, a única sonda americana lunar em desenvolvimento.

Ainda assim, o único satélite natural da Terra está sendo explorado por outras nações. As missões Chang'e 4 e 5 da China, que entregariam um rover à lua e retornariam amostras de rocha da superfície, deverão ser lançadas no próximo ano. A Índia e Israel também planejam lançar aviões lunares no próximo ano.

Conforme reportou o Washington Post, o administrador associado para Ciências da NASA, Thomas Zurbuchen, disse na quinta-feira que um laboratório lunar móvel continua sendo uma das metas da agência para a exploração da Lua, embora essa missão provavelmente seja desenvolvida por meio de um processo mais tradicional.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s