Pular para o conteúdo principal

Mais de 10 tumbas com múmias são encontradas em uma semana no Egito


UMA DAS OITO TUMBAS ENCONTRADAS NA NECRÓPOLE DE DAISHUR (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

Achados estão bem preservados e acredita-se que sejam de, pelo menos, três mil anos atrás

Pesquisadores do Instituto Francês de Arqueologia Oriental (IFAO) e da Universidade de Estrasburgo anunciaram a descoberta de dois sarcófagos preservados em El-Assasif, necrópole localizada na margem oeste do Rio Nilo, em frente à antiga cidade de Tebas, no Egito. As ruínas estão dentro do atual município de Luxor.

Um dos sarcófagos contém uma inscrição identificando sua ocupante, uma mulher chamada “Pouyou” ou “Pouya”. Feita de madeira coberta com gesso pintado, a tumba tem cerca de 2,1 metros de comprimento e está intacta, exceto pela ponta inferior.


TUMBAS DESCOBERTAS POR FRANCESES ABERTAS EM COLETIVA DE IMPRENSA (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

A julgar por uma análise do estilo do caixão e do nome da mulher, os arqueólogos estimam que ela tenha mais de 3 mil anos, datada da 18ª dinastia (1549 – 1292 a.C.). Outro sarcófago, encontrado ao lado, não tem nehhuma inscrição e possui apenas uma tampa decorada, e foi datado da 17ª dinastia (1580 – 1550 a.C.).


TUMBAS DESCOBERTAS POR FRANCESES ABERTAS EM COLETIVA DE IMPRENSA (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

Ambas as tumbas foram abertas pela primeira vez em uma entrevista coletiva com Mustafa Waziri, chefe do Ministério de Antiguidades do Egito. De acordo com um comunicado, um dos dois caixões (não está claro qual) continha uma múmia embrulhada em linho em boas condições. As análises dos restos mortais devem começar em breve.


TUMBAS DESCOBERTAS POR FRANCESES ABERTAS EM COLETIVA DE IMPRENSA (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

2 + 2
No mesmo comunicado, Waziri também noticiou que uma equipe arqueológica havia descoberto dois túmulos em uma área próxima de El-Assasif, encontrado durante um projeto de escavação de cinco meses.

O primeiro túmulo pertencia a uma pessoa chamada "Thau-er-khet-f", assistente em um Templo Mortuário, e ainda continha vários corpos de crianças e um que era, aparentemente, de sua esposa chamada "Thau-er", "Ta-Kharu" ou "Sekhmet-Nefert".


SARCÓFAGO COM VÁRIOS CORPOS DE CRIANÇAS (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

Outra sepultura supostamente continha dois caixões de madeira, que carregam um texto declarando que um pertencia a um filho "B-D-Leste" da "Nes-ba-Ruti", e o outro de uma mulher chamada "Nes-Mut-Ankh".


DOIS SARCÓFAGOS DE MADEIRA ENCONTRADOS EM NOVA ESCAVAÇÃO (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

Ao lado dos restos humanos, também foram encontradas mais de mil estátuas funerárias de madeira (chamadas ushabti), lanternas, máscaras e um fragmento de papiro de uma cópia do Livro dos Mortos.

4 + 4
Uma missão arqueológica que escavava uma área da necrópole de Dahshur descobriu oito sarcófagos de calcário com múmias no interior. Localizado no deserto no oeste do Rio Nilo, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Cairo, Daishur é conhecido por ser um local de sepultamentos e por conter cinco pirâmides.

Encontrados a sudeste da Pirâmide Branca de Amenemhat II, os oito sarcófagos estão cobertos por uma camada de gesso pintado e foram datados do Período Tardio (664 – 332 a.C.). Os artefatos estão sendo armazenados e conservados em um depósito de antiguidades, mas serão colocados em exposição pública em museus egípcios de Hurghada e Sharm El-Shekh.


UMA DAS OITO TUMBAS DECORADAS DESCOBERTAS EM DAISHUR (FOTO: EGYPTIAN MINISTRY OF ANTIQUITIES)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s