Pular para o conteúdo principal

A incrível imagem da superfície marciana enviada pela sonda InSight, da NASA



Por Tom McKay

A sonda InSight, da NASA, completou com sucesso seu pouso em Marte nesta segunda-feira (26), depois de uma jornada de seis meses e 482 milhões de quilômetros. E ela já está enviando fotos do desolado Planeta Vermelho a partir de seu local de pouso na Elysium Planitia, cortesia de um post no Twitter oficial do aterrissador, que diz: “Existe uma beleza silenciosa aqui. Ansiosa para explorar minha nova casa”.



A InSight já implantou seus dois painéis solares decagonais, que medem 2,13 metros cada e fornecem a fonte de energia operacional da espaçonave. Sua missão é oferecer informações novas sobre como planetas rochosos como Marte se formam e evoluem ao longo do tempo, e ela conta com instrumentos como um sismógrafo, uma sonda de calor escavadora e um equipamento científico de rádio.

De acordo com um comunicado da NASA, a InSight começará a coletar alguns dados em sua primeira semana de operações, embora seja uma equipe baseada na Terra que trabalhará principalmente na ativação e na calibração de seus sistemas. Uma de suas primeiras tarefas na lista é a implantação de um braço robótico de 1,79 metro, que irá tirar fotos da paisagem marciana, o que deverá ser finalizado em alguns dias. Muitos de seus experimentos levarão tempo para se desenvolver, já que a NASA precisará de dados extensos para decidir onde implantar o sismógrafo e a sonda de calor, podendo ter que esperar por mais tempo para que qualquer atividade sísmica seja detectada.

Como escreve a NASA:

“Nós atingimos a atmosfera marciana a 19.800 km/h, e toda a sequência para tocar a superfície levou apenas seis minutos e meio”, disse o gerente de projetos da InSight, Tom Hoffman, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). “Durante esse curto período de tempo, a InSight teve que, de forma autônoma, realizar dezenas de operações e fazê-las sem falhas — e tudo indica que é exatamente isso que nossa espaçonave fez.”

… “O pouso foi emocionante, mas estou ansioso pela perfuração”, disse o investigador principal da InSight, Bruce Banerdt, do JPL. “Quando as primeiras imagens chegarem, nossas equipes de engenharia e ciência começarão com tudo a planejar onde implantar nossos instrumentos científicos. Dentro de dois ou três meses, o braço irá implantar os principais instrumentos científicos da missão, o sismógrafo Seismic Experiment for Interior Structure (SEIS) e a sonda de calor Heat Flow and Physical Properties Package (HP3).”

Essa, na verdade, não é a primeira foto da superfície transmitida pela InSight a ser divulgada pela NASA. Uma outra mostrada mais cedo era uma foto borrada da cobertura de lente da sonda manchada de poeira, em que o horizonte marciano pode ser visto ao fundo.



A InSight também implantou dois satélites cubesats minúsculos chamados MarCO A e B antes de pousar. Segundo a CNN, são os primeiros do tipo a serem colocados no espaço sideral. Nenhum dos satélites era essencial para a missão em si, segundo o Los Angeles Times, mas eles funcionaram perfeitamente. O MarCO B também transmitiu uma foto extra de Marte a partir da órbita. A totalidade dos dados dos dois cubesats levará duas semanas para chegar à Terra. Como sua missão está completa, eles agora entrarão em uma órbita elíptica em torno do Sol, embora espere-se que eles continuem operando por algumas semanas.



(“Depois de transmitir comunicações ao vivo para a @NASAInSight quando ela pousava, o pequeno cubesat #MARCO B enviou essa imagem de adeus do planeta.”)

Enquanto nós, aqui na Terra, talvez tenhamos que esperar algum tempo para ouvir o que a InSight descobre sobre sua nova casa, a sonda já teve um começo de encher os olhos.

A NASA também destacou outras instituições que contribuíram para sua missão:

Uma série de parceiros europeus, incluindo o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), está apoiando a missão InSight. O CNES e o Instituto de Física do Globo de Paris (IPGP) forneceram o instrumento SEIS, com contribuições significativas do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar (MPS), na Alemanha, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, a Imperial College e a Universidade Oxford, no Reino Unido, e o Laboratório de Propulsão a Jato. O DLR forneceu o instrumento HP3, com contribuições significativas do Centro de Pesquisa Espacial (CBK) da Academia de Ciências da Polônia. O Centro de Astrobiologia (CAB), da Espanha, forneceu os sensores de vento.

[Twitter/NASA]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s