Pular para o conteúdo principal

Raio trator captura átomos individuais


Câmara de vácuo onde funciona o raio trator infravermelho. [Imagem: Institute for Photonics and Advanced Sensing]

Raio trator para átomos

Todos gostaríamos de um raio trator capaz de puxar naves espaciais, nem que fosse apenas para nos livrarmos do lixo espacial - ou talvez para rebocar nosso carro quando ele pifa.

Mas essa tecnologia, que já puxa, breca e empurra partículas pequenas, está avançando no outro sentido dimensional, rumo aos átomos.

Este novo raio trator usa luz para puxar átomos para um buraco microscópico no centro de uma fibra óptica especial.

Isso abre o caminho para uma série de novos experimentos, da manipulação dos qubits da computação quântica à criação de novos materiais e catalisadores por meio de uma dopagem extremamente seletiva.

O raio trator dispara um feixe de luz infravermelha que interage com os átomos de forma a arrastá-los para a parte mais intensa do feixe de luz, puxando-os para dentro da fibra óptica.

"Embora os raios tratores sejam verdes ou azuis nos filmes, neste caso a armadilha é feita de luz infravermelha invisível. O feixe agarra átomos que estão flutuando em uma câmara quase completamente vazia de gás - uma pequena amostra do espaço exterior na Terra," explicou o professor Ashby Hilton, da Universidade de Adelaide, na Austrália.

Experimentos em átomos

Esquema do raio trator óptico. [Imagem: 10.1103/PhysRevApplied.10.044034]

"Cada átomo que entra no raio trator é puxado para dentro da fibra - não há como escapar. E, uma vez sugado para o interior da fibra óptica, os átomos podem ser mantidos por longos períodos de tempo. Nossos experimentos mostram que podemos controlar a luz com muita precisão para produzir exatamente as condições certas para controlar os átomos," descreveu Hilton.

"O que é realmente emocionante é que agora temos a possibilidade de fazer experimentos quânticos nesses átomos aprisionados. Nossos primeiros experimentos tentarão usar esses átomos armazenados como elementos de uma memória quântica. Esperamos que nosso trabalho possa eventualmente fazer parte de canais de comunicações absolutamente seguros," acrescentou o professor Philip Light, membro da equipe.

O próximo passo, no qual a equipe já está trabalhando, consiste em tentar alocar os átomos dentro de um cone oco de luz, em vez de em um feixe de luz "sólido".

Nesta nova configuração, os átomos serão mantidos no centro do cone de luz, onde é perfeitamente escuro, o que é importante para proteger os átomos do enorme "ruído" imposto pela luz intensa, facilitando os experimentos.

Bibliografia:

High-efficiency cold-atom transport into a waveguide trap
A. P. Hilton, C. Perrella, F. Benabid, B. M. Sparkes, A. N. Luiten, P. S. Light
Physical Review Applied
Vol.: 10, 044034
DOI: 10.1103/PhysRevApplied.10.044034

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s