Pular para o conteúdo principal

NASA enfim marca teste de voo de espaçonave da SpaceX que deverá ser tripulada



Por George Dvorsky

O primeiro teste de voo sem tripulação da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, foi marcado para janeiro, segundo anúncio da NASA nesta quarta-feira (21). O teste é um marco importante para os Estados Unidos, que não consegue enviar astronautas para o espaço de forma independente desde 2011, quando o programa Space Shuttle foi aposentado.

• Astronauta da NASA conta detalhes angustiantes da falha de lançamento da Soyuz

Marque a data na sua agenda, pessoal — o teste de voo sem tripulação da espaçonave Crew Dragon, chamado de Demo-1, foi marcado para 7 de janeiro de 2019, às 13h57, horário de Brasília. Um foguete Falcon 9 será lançado do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida, e carregará a cápsula até a Estação Espacial Internacional. A agência espacial irá monitorar cuidadosamente o desempenho do foguete, da Crew Dragon, de operações de sistema terrestre e do procedimento de encaixe.

“Após os voos de teste, a NASA irá revisar os dados de desempenho e resolver problemas conforme o necessário para certificar os sistemas para missões operacionais”, escreveu a agência em um comunicado. Entretanto, “como com qualquer desenvolvimento de voo espacial humano, aprender de cada teste e ajustar como for necessário para reduzir riscos à tripulação podem se sobrepor às datas planejadas”, acrescentou a NASA.

Se tudo correr bem e a NASA declarar a cápsula Crew Dragon apta para ocupantes humanos, um segundo teste, chamado Demo-2, deverá acontecer em junho. O Demo-2 iria, mais uma vez, utilizar um foguete Falcon 9, mas, dessa vez, dois astronautas da NASA — Robert Behnkon e Douglas Hurley — seriam enviados à Estação Espacial Internacional, segundo informa o Spaceflight Now.

Entretanto, antes do Demo-2, a NASA pretende conduzir um teste de aborto em voo, durante o qual o sistema de aborto da Crew Dragon, sem tripulação, será ativado, descartando a cápsula do topo de um Falcon 9 pouco depois do lançamento, segundo o Space News.

Mas estamos colocando a carroça na frente dos bois; o teste de aborto e o Demo-2 só acontecerão se o Demo-1 for considerado um sucesso pela NASA.

Sem dúvidas, esse é um teste muito importante para os programas espaciais norte-americanos. Desde 2011, os Estados Unidos têm tido que contar com parceiros para levar seus astronautas ao espaço, mais especificamente, os russos e seu programa Soyuz.

A precariedade desse acordo foi recentemente colocada em evidência depois de um lançamento abortado de um Soyuz em 11 de outubro de 2018 — um incidente que, basicamente, tornou o espaço inacessível aos astronautas da NASA até que uma revisão do ocorrido seja feita pelos russos. Considerando que o contrato da NASA com o programa Soyuz acaba neste mês, existem temores de que os EUA não terão acesso à Estação Espacial Internacional por cerca de um ano.

Sim, seria ruim haver problemas ou mais atrasos à Crew Dragon, mas isso não seria nada catastrófico. A Boeing também está trabalhando em uma cápsula tripulada, a CST-100 Starliner, que está marcada para um teste não pilotado em março de 2019, segundo a NASA, e para um teste pilotado em agosto de 2019. Para esses testes, a Boeing usará um foguete Atlas 5, da United Launch Alliance.

É importante apontar que algumas dessas datas de teste poderiam ser impactadas por uma recém-anunciada revisão de cultura de segurança no local de trabalho na SpaceX e na Boeing.

Nesta semana, a NASA disse que vai conduzir um “estudo de avaliação cultural” das duas empresas, “incluindo a adesão a um ambiente livre de drogas”, antes que testes de voos tripulados possam acontecer. A NASA disse que “espera totalmente que nossos parceiros comerciais atendam a todas as exigências de segurança no local de trabalho na execução de nossas missões”. Embora a NASA não admita abertamente, o estudo de avaliação cultural provavelmente é uma reação à infame aparição do CEO da SpaceX, Elon Musk, no podcast de Joe Rogan, em setembro, quando ele (aparentemente) fumou maconha e bebeu uísque durante o programa.

Parabéns, Elon.

[NASA, Spaceflight Now, Space News]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/